Guerra Cibernética: entenda como são os conflitos atuais na internet

Atualizado em 10/05/2022 às 08:33

A Guerra Cibernética tem sido notícia nos últimos dias, por isso, ela é o tema da edição de hoje do programa Notícias da Semana. A professora Cleuza Cecato vai te explicar melhor o assunto, fazer algumas relações e te dar argumentos para utilizar esse conteúdo na sua prova de concurso público.

 

 

Guerra Cibernética

Uma guerra europeia do século XXI: a invasão da Rússia à Ucrânia, além de todos os outros aspectos relacionados a qualquer conflito armado, traz consigo a experiência de nos vermos em uma guerra de informações também. Putin pode legislar em causa própria e mandar prender quem, de acordo com sua visão, promover falsas informações contra seu regime autocrático.

De outro lado, a rede TikTok, criada na China e popularizada ao longo da pandemia, tem sido fonte de produção de conteúdo imediato e inédito, promovendo engajamento mundial, o que gera pressão mais rápida nos governos envolvidos. Entender Metaverso e algoritmo não é tarefa fácil, mas é importante manter a curiosidade e as leituras a respeito de como mundo real e virtual se integram nessa perspectiva.

 

Guerra Cibernética: Dica Cultural

No programa de hoje, a professora menciona o conto “A Roupa Nova do Rei” (1837)  de Hans Christian Andersen. Confira abaixo a descrição do livro:

“Um imperador muito vaidoso, cercado de bajuladores que se preocupam em aparentar sabedoria, mas que só conseguem atingir a um determinado grau de esperteza, constitui presa fácil para dois golpistas que, tendo conhecimento da obsessão do líder por vestimentas, aplicam um golpe genial, confiando que fraquezas humanas como vaidade e orgulho os protegeriam até se safarem da revelação que não tardaria e que os colocariam em risco. O desfecho desta conhecida história é sempre muito aguardado, deixando o leitor à espera do primeiro que irá desmascarar não apenas o embuste, mas a vergonhosa mentira compartilhada em segredo por todos os súditos do Imperador.”

A ideia de trazer essa história para o programa é mostrar como as pessoas que estão no poder precisam estar cercadas de pessoas críticas. Afinal, a medida que há pessoas que conseguem criticar de forma inteligente suas ações, você pode fazer melhor.

Além disso, a rede social se tornou esse grande espaço com poder de julgamento. E isso pode justificar as mudanças de ideia do Mark Zuckerberg da rede social para o metaverso. O metaverso seria essa conexão de diversas plataformas de comunicação e internet. Assim, ele tira um pouco da força das redes, porque elas passaram a ter muitos problemas relacionados a lei. Porém, ainda não está claro, nem para os funcionários, como serão essas mudanças, mas é importante lembrar que o metaverso é fruto de pesquisa e neurociência.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário

dezenove + quinze =

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS