Fome no brasil, psiquiatra Nise da Silveira e outras Notícias da Semana

Publicado em 30/05/2022

A professora Cleuza Cecato fala sobre a fome no Brasil, traz ensinamentos do filósofo Benedetto Croce e conta um pouco mais sobre a história da psiquiatra Nise da Silveira. Confira mais esta edição do programa Notícias da Semana e fique mais bem informado.

Fome no brasil, psiquiatra Nise da Silveira e outras Notícias da Semana

“É preciso estar atento e forte” é um dos versos do refrão de uma canção antiga de Caetano Veloso. Essa orientação vale para as notícias que correm o risco de ser banalizadas ou invisibilizadas por conta de se repetirem de tempos em tempos. Esse pode ser o caso de uma guerra, mas também é o caso de nossa batalha contra a fome. Algumas reflexões indispensáveis nos colocam diante da análise de que há mais de 70 anos os modernistas chamavam nossa atenção para a tragédia da fome e da desnutrição que atingia nossa população. Infelizmente, nesta terceira década do século XXI, o cenário ainda existe e se revela preocupante.

Além disso, quem é o filósofo Benedetto Croce e por que suas ideias sobre como a violência destrói as sociedades ainda, infelizmente, são tão atuais? Uma sociedade que agride grupos vulneráveis se torna hostil com todos.

Links de apoio – Fome no brasil, psiquiatra Nise da Silveira e outros destaques

Separamos abaixo alguns links que podem te ajudar a entender melhor os assuntos abordados pela professora Cleuza. Confira!

Nise da Silveira: quem foi a psiquiatra que teve homenagem vetada

Morte e Vida Severina | Animação 

Fome no Brasil supera média global e atinge mais as crianças

Dica de leitura

A professora também cita o livro “Quando deixamos de entender o mundo” de Benjamín Labatut como dica de leitura da semana. Confira um pouco mais sobre a obra:

Quando deixamos de entender o mundoEm 2012, o matemático japonês Shinichi Mochizuki publicou artigos provando uma das mais importantes conjecturas da teoria dos números. Quando sua prova foi considerada impossível de entender pelos maiores especialistas da área, Mochizuki terminou por se excluir da sociedade, evocando o autoexílio de outro matemático, o lendário Alexander Grothendieck. Haveria alguma conexão enigmática entre esses dois homens? Esse é o ponto de partida de “O coração do coração”, uma das narrativas que o chileno Benjamín Labatut reuniu neste livro que o tornaria uma sensação mundial. Elementos parecidos figuram nos outros textos: cientistas tão geniais quanto atormentados perseguem suas ambições ao custo da saúde física e mental, enquanto os desdobramentos pessoais e históricos de suas descobertas atravessam o tempo e o espaço. Baseando-se em biografias e teorias reais, mas recorrendo à ficção para produzir efeitos estéticos e associações de ideias, o autor explora em seus relatos o entrelaçamento entre a vida íntima e o desbravamento científico.

 

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário