Concurso TJ SP 2023: cargo de Escrevente; conheça as atribuições

Publicado em 04/03/2023

O concurso do TJ SP de 2023 é para o cargo de Escrevente. Você sabe o que este profissional faz? 

O edital, que foi divulgado em 3 de fevereiro, não traz detalhes sobre as atividades diárias de um escrevente, mas a Lei Complementar n° 1.111, de 12/11/2013, diz que ele é responsável por:

  • executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça;
  • dar andamento em processos judiciais e administrativos;
  • atender ao público interno e externo;
  • elaborar e conferir documentos;
  • controlar a guarda do material de expediente; e
  • atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.

Em outras palavras, as responsabilidades de um Escrevente Técnico Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo estão relacionadas à prestação de suporte administrativo ao Tribunal.

O profissional desempenhará tarefas de natureza jurídica e administrativa, podendo atuar em colaboração com promotores e juízes. Também irá emitir  documentos, como mandados e ofícios, conforme as solicitações.

Sobre as inscrições

O concurso TJ SP 2023 para o cargo de Escrevente já está com as inscrições abertas desde 17/02/2023 e vão até 28/03/2023. Os interessados deverão se inscrever através do site oficial da banca organizadora, Vunesp.

Estude com Aprova Concursos

Por ser um certame que oferece ótimas oportunidades, é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.

O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS