Concurso SEED PR 2023: o que estudar para o cargo de professor de Ciências?

Atualizado em 10/04/2023 às 15:42

O cargo de professor de Ciências é uma das oportunidades abertas no concurso SEED PR 2023.  Com diversas vagas em todo o Paraná, o concurso visa suprir a grande demanda de professores no estado. Mas o que estudar para o cargo de Professor de Ciências no concurso SEED PR 2023? Continue a leitura e descubra!

Conhecimentos específicos para o cargo de Professor de Ciências

Dominar os conhecimentos específicos é fundamental para a prova. Para te ajudar neste objetivo, preparamos um edital verticalizado para você conferir ao fim deste texto. Primeiro, veja um resumo sobre os objetivos específicos do edital.

Nos objetivos específicos para o concurso SEED PR 2023, existem alguns tópicos essenciais que traremos aqui.

Em primeiro lugar: Características gerais comparativas entre os grupos animais e vegetais. Ao compreender a temática, o candidato poderá identificar diferenças importantes na estrutura e funcionamento dos organismos vivos, bem como entender a importância da biodiversidade e do equilíbrio ecológico.

Em sequência, as relações entre os seres vivos de um ecossistema e a cadeia alimentar são importantes para entender como a vida funciona em um ambiente natural. Isso é essencial para compreender a dinâmica dos ecossistemas e a interdependência entre as espécies.

Também é importante dar uma atenção especial ao estudo das doenças causadas por microrganismos e vermes parasitas. Com conhecimentos sólidos sobre o ciclo biológico, o contágio, os sintomas e a prevenção dessas doenças, o candidato estará mais preparado para lecionar sobre prevenção e tratamento de doenças infecciosas.

Os métodos contraceptivos, a gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são assuntos importantes para a saúde pública. Um bom conhecimento desses temas permite uma atuação mais eficiente na sala de aula e para o concurso da SEED PR não é diferente.

O estudo dos sistemas do corpo humano, como o sistema digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, endócrino, esquelético, muscular, imunológico e reprodutor masculino e feminino, é fundamental para entender o funcionamento do organismo e como as diferentes partes interagem entre si.

A compreensão dos conceitos de trabalho e potência, bem como dos princípios básicos de um circuito elétrico, também é essencial para lecionar a disciplina de ciências nas escolas do Paraná.

É importante considerar o estudo da genética para entender como as características são transmitidas de uma geração para outra e como a evolução das espécies ocorre. O conhecimento das leis de Mendel e das teorias evolutivas, como Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo, é indispensável para compreender os princípios básicos da genética e conseguir um bom resultado na prova do concurso SEED PR 2023.

Finalmente, é importante entender as funções químicas básicas, como óxido, ácido, base e sal, e como elas interagem com o mundo ao nosso redor. Esses conceitos estão presentes no conteúdo programático do edital e devem ser cobrados na prova de conhecimentos específicos para o cargo de Professor de Ciências.

Edital verticalizado para o concurso SEED PR

Preparamos um edital verticalizado para você conhecer os temas que serão cobrados no concurso. Acesse, saiba mais e prepare-se com o Aprova!

Aproveite e conheça nosso curso preparatório elaborado especificamente para este concurso clicando no banner abaixo.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS