Concurso Prefeitura de Barra Mansa-RJ 2024: 50 Vagas Disponíveis para Guarda Municipal. Confira!

Publicado em 20/03/2024

A Prefeitura de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, juntamente com o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, está promovendo um concurso público. O objetivo é preencher 50 vagas e estabelecer um cadastro de reserva para o cargo de Guarda Municipal.

Do total de vagas, 20% são reservadas para mulheres, 3 para candidatos com deficiência e 10 para candidatos negros.

Requisitos e Remuneração

Para concorrer, é necessário ter completado o ensino médio, ser maior de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”, além de outros requisitos. O salário é de R$ 1.320,00, acrescido de adicional de risco de vida (65%), vale-alimentação e vale-transporte, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, que pode incluir plantões e trabalho em fins de semana e feriados, conforme necessidade da Prefeitura.

Inscrições

Os interessados deverão se inscrever online através do site www.nossorumo.org.br, das 10h do dia 13 de março até às 23h59min do dia 12 de abril de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 69,00, mas há isenção disponível para doadores de sangue, que podem solicitá-la entre 13 e 14 de março de 2024.

Processo de Seleção

O concurso será composto por várias etapas:

  • Prova objetiva de conhecimentos (eliminatória e classificatória);
  • Teste de aptidão física (eliminatório);
  • Exames médicos específicos e toxicológico (eliminatório);
  • Avaliação psicológica (eliminatório);
  • Investigação social e comportamental (eliminatório).

A prova objetiva está programada para 19 de maio de 2024 e incluirá questões de língua portuguesa, matemática, noções de informática e conhecimentos específicos. Os gabaritos serão divulgados no dia 20 de maio a partir das 15h no site www.nossorumo.org.br.

A prova de aptidão física avaliará a capacidade física do candidato através dos seguintes exercícios:

  • Teste de apoio de frente sobre o solo (flexão e extensão de cotovelos);
  • Teste de resistência abdominal;
  • Teste de corrida 50 metros;
  • Teste de corrida 12 minutos.

Validade do Concurso

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Acesse o Edital aqui!

Preparação Direcionada!

Os candidatos têm agora a oportunidade de intensificar e direcionar seus estudos de maneira eficaz. É importante reconhecer que, embora o conteúdo a ser estudado seja extenso, uma preparação focada e bem orientada é essencial para um desempenho de sucesso. Neste cenário, a metodologia do Aprova surge como um recurso valioso, oferecendo material elaborado por especialistas, especificamente voltado para o que é mais provável de ser cobrado na prova. Aproveitar esse tipo de recurso pode ser decisivo para otimizar o tempo de estudo e aumentar as chances de alcançar uma boa colocação no concurso.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS