Concurso PM PA retificado: Governo do Pará retira restrição de gênero!

Publicado em 30/11/2023

O governo do estado do Pará divulgou a retificação do Edital do Concurso PM PA, qual retira a restrição de gênero do certame. Essa informação foi repassada na última quinta, dia 23, e é uma excelente notícia para todos os candidatos interessados em ingressar na Polícia Militar do Pará.

Agora, tanto homens quanto mulheres poderão concorrer às 4.400 vagas disponíveis no concurso, para os cargos de Soldado e Oficial.

As provas serão aplicadas nos dias 10 e 17 de dezembro, respectivamente. Serão corrigidas as provas dissertativas dos 5.000 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas. Essa é uma oportunidade única para quem deseja seguir carreira na área de segurança pública e contribuir com a sociedade paraense.

Suspensão e retificação do Concurso PM PA

O certame havia sido suspenso em decorrência de Ação Direta à Inconstitucionalidade, solicitada pela Procuradoria-Geral da República. Essa ação visava o fim do percentual máximo de vagas para mulheres, previsto no art. 37-A, § 1º, da Lei 6.626, de 2004. Após análise e revisão do Edital, o governo do Pará determinou a retificação, garantindo a igualdade de oportunidades a todos os candidatos interessados.

Para conferir todas as informações sobre as retificações para os cargos de Soldado e Oficial do concurso PM PA, clique no botão abaixo:

 

 

Últimas retificações do Concurso PM PA 2023

No último mês de outubro, a Polícia Militar do Pará (PM PA) divulgou retificações dos editais para soldados e oficiais, trazendo mudanças no Cronograma e nas atividades do processo seletivo.

Mudanças no cronograma

Para Oficial, a investigação de antecedentes pessoais será realizada de 26 de fevereiro a 5 de março de 2024. Para Soldado, ocorrerá de 5 a 16 de fevereiro de 2024 + a avaliação de saúde será realizada nos dias 25 e 26 de maio, e 1º e 2 de junho de 2024.

Mudanças no Teste de Avaliação Física (TAF)

Foram definidos os exercícios que farão parte dessa avaliação e a quantidade de repetições para cada um:

  • Corrida: 2 minutos: 2.400 metros para o sexo masculino e 2.000 metros para o sexo feminino.
  • Flexão/sustentação na barra fixa horizontal: 4 repetições/sexo masculino e uma sustentação de 16 segundos para o sexo feminino.
  • Flexão abdominal sobre o solo: 1 minuto: 40 repetições/sexo masculino e 35 repetições/sexo feminino.
  • Flexão de braço no solo: 30 repetições para ambos os sexos, sendo a execução para homens em 4 apoios (mãos e pés) e para mulheres em 6 apoios (mãos, joelhos e pés).

Mudanças no Teste de Antecedentes Pessoais

Todos os candidatos ao Cargo de Oficial aprovados na prova discursiva serão convocados para a avaliação de antecedentes pessoais. Essa mudança também vale para o Cargo de Soldado com todos aprovados na Prova Objetiva.

Mudanças para Investidura no Concurso

Por fim, as retificações acrescentaram um único requisito para os candidatos:

  • A apresentação da CNH categoria “B” ou de um documento comprobatório de realização de todas as fases exigidas pelo Departamento de Trânsito. Os demais requisitos seguem inalterados para ambos os cargos.

Salário e Benefícios do Concurso PM PA

A remuneração para o Cargo de Soldado da PM PA será de R$ 4.923,71. Para Oficial, R$ 5.896,56. Além disso, ambos os cargos possuem benefícios, como vale-alimentação. É importante destacar que estes salários são ganhos após a conclusão nos respectivos cursos de formação.

Estude com o Aprova para o Concurso PM PA

Se você está se preparando para esse concurso concorrido, o Aprova está aqui para te auxiliar nesse processo. Com nosso preparatório especializado para o PM PA, você terá acesso ao material focado nos conteúdos mais relevantes da prova, evitando que você perca tempo estudando informações desnecessárias.

Nossas videoaulas são objetivas e possuem duração curta, facilitando o aprendizado e permitindo que você assimile os temas mais importantes de forma eficiente. Além disso, nossa metodologia é baseada em um plano de estudos que te guiará rumo à aprovação.

Clique no banner abaixo!

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS