Concurso PF: Decreto autoriza nomeação de mil candidatos excedentes

Publicado por Henrique Mendes

Atualizado em 27/04/2026 às 13:50

O decreto que autoriza a nomeação de 1.000 candidatos excedentes aprovados no concurso da Polícia Federal (PF) foi assinado e publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22).

Saiba os detalhes do decreto de nomeação do concurso PF.

Saiba os detalhes do decreto de nomeação do concurso PF.

A oficialização por meio do Decreto nº 12.943/2026 tem como objetivo reforçar o efetivo da instituição. A medida busca ampliar a capacidade operacional da PF para lidar com o aumento da demanda por investigações, o enfrentamento ao crime organizado e a repressão a crimes complexos.

Além do quantitativo estabelecido para o ano vigente, o planejamento governamental prevê a autorização de mais 508 nomeações ao longo de 2027.

Distribuição das vagas por cargos

As 1.000 nomeações imediatas contemplam cinco carreiras distintas dentro do quadro funcional da Polícia Federal. A divisão estabelecida no documento segue a seguinte estrutura:

  • Agente de Polícia Federal: 705 aprovados

  • Escrivão de Polícia Federal: 176 aprovados

  • Delegado de Polícia Federal: 61 aprovados

  • Perito Criminal Federal: 38 aprovados

  • Papiloscopista Policial Federal: 20 aprovados

Passe com o Aprova!

Você prefere estudar tudo ou só o que cai na prova? Chegou a hora de focar nos estudos para alcançar sua vaga no serviço público. E contar com um curso preparatório para concurso é o principal método para você conquistar a aprovação em 2026.

Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na resposta certa. Com videoaulas objetivas e de curta duração, você poderá assimilar os temas importantes de forma eficiente.

Além disso, nossa metodologia é baseada em um plano de estudos que irá te guiar em sua jornada rumo à aprovação.

Quem conhece, aprova! Clique no banner abaixo e saiba mais.

Deixe seu Comentário