Concurso Nacional Unificado: Governo divulga dicas importantes!

Atualizado em 22/12/2023 às 15:41

O Ministério da Gestão e Inovação, por meio do Programa Tome Nota, transmitido nesta quinta-feira (21), compartilhou informações fundamentais destinadas aos candidatos do Concurso Nacional Unificado. Além das orientações previamente divulgadas, detalhes adicionais são agora disponibilizados para uma preparação mais completa e esclarecedora.

Sobre o concurso CNU 2024

Antes de conferir as dicas, confira brevemente informações sobre o edital, que oferecerá um total de 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos participantes do CNU. Dentre as oportunidades destacam-se cargos como engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social, entre outros, com remunerações iniciais que podem atingir até R$ 22,9 mil.

Uma característica singular deste concurso é a opção do candidato por apenas um bloco temático. Cada bloco abrange áreas específicas de atuação, permitindo uma escolha estratégica alinhada aos interesses e habilidades do concorrente. Os blocos temáticos são os seguintes:

  • Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas;
  • Bloco 2 – Agências Reguladoras e Infraestrutura;
  • Bloco 3 – Agricultura e Meio Ambiente;
  • Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
  • Bloco 6 – Trabalho e Previdência;
  • Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação; e
  • Bloco 8 – nível médio de formação.

Outro aspecto de relevância é a abrangência geográfica das provas, que ocorrerão em 217 cidades. Esta expansão visa garantir que regiões metropolitanas tenham mais de uma cidade como local de realização das provas, facilitando a participação de candidatos de diversas localidades.

Dicas para o Concurso Nacional Unificado

Um dos primeiros conselhos destacados é a leitura atenta do Guia Referencial, uma fonte rica em conteúdos básicos que servem como norteadores para o sucesso nos concursos. Através deste guia, os candidatos têm acesso a informações fundamentais, essenciais para o entendimento do que será abordado nas provas.

A recomendação de internalizar os conteúdos do edital do IPEA é enfatizada, sendo uma maneira estratégica de direcionar os estudos para os temas específicos que serão cobrados. Essa abordagem foi corroborada por uma servidora pública, que afirmou durante a transmissão do vídeo no canal do Governo Federal, a importância de se atentar aos detalhes do edital para otimizar a preparação.

Disciplinas no Concurso Nacional Unificado

No que diz respeito às disciplinas, o Guia destaca a relevância do estudo de Direito Constitucional, Administrativo, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Tais matérias foram apontadas como integrantes do conteúdo básico das provas de concursos públicos. Portanto, a dedicação a esses tópicos é fundamental para uma preparação abrangente.

Questões discursivas no CNU

Uma dica adicional crucial foi oferecida aos candidatos em relação às questões discursivas. É sugerido que os concorrentes explorem a área de interesse no site do órgão ao qual estão concorrendo. A razão para isso é que a prova discursiva geralmente exige a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas em um estudo de caso específico. Portanto, conhecer a área de atuação do órgão é vital para um desempenho destacado nesse componente da prova.

Prepare-se com o Aprova

Concurso nacional unificado

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS