Concurso IBGE é autorizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

Atualizado em 25/07/2023 às 09:47

O tão aguardado concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para servidores está oficialmente autorizado! A notícia foi confirmada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e a Portaria autorizando o edital foi publicada no Diário Oficial em 19 de julho de 2023.

O concurso visa preencher 895 vagas para efetivos, sendo 595 delas destinadas a candidatos de nível superior e 300 para o nível médio.

De acordo com a legislação vigente, a expectativa é que o edital de abertura do concurso seja divulgado até o mês de janeiro de 2024, respeitando o prazo máximo de seis meses entre a autorização e a abertura da seleção. Quanto às provas, espera-se que sejam aplicadas em até dois meses após a publicação do edital.

Cargos e vagas

Confira como as vagas serão distribuídas de acordo com os níveis de escolaridade:

Nível Médio:

  • Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas: 300 vagas.

Nível Superior:

  • Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas: 275 vagas.
  • Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas: 312 vagas.
  • Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas: 8 vagas.

Quando sai o edital?

Conforme mencionado anteriormente, a previsão é que o edital seja publicado até janeiro de 2024, e as provas ocorram em até dois meses após a divulgação do documento de abertura. Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que buscam ingressar no serviço público e contribuir com o trabalho do IBGE. Fique atento às próximas informações e prepare-se para garantir a sua vaga!

Último concurso do IBGE para o cargo de Técnico

O último edital para o cargo de Técnico foi realizado em 2015 e foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas. Esse certame visava preencher um total de 460 vagas.

O processo de avaliação dos candidatos consistiu em uma prova objetiva com as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Geografia: 15 questões
  • Matemática: 15 questões
  • Conhecimentos sobre o IBGE: 10 questões

Último concurso do IBGE para Analistas e Tecnologistas

O concurso para as carreiras de Analistas e Tecnologistas do IBGE também foi realizado em 2015, sendo organizado pela FGV. Naquela ocasião, foram disponibilizadas 90 vagas imediatas para a carreira de Analista e outras 50 oportunidades para os cargos de Tecnologistas.

Os candidatos foram submetidos às seguintes etapas de avaliação no concurso:

  • Provas objetivas;
  • Provas discursivas (apenas para o cargo de Analista, nas especialidades de Análise de Sistemas/Desenvolvimento de Sistemas);
  • Prova prática (apenas para o cargo de Analista, na especialidade de Design Instrucional, e para o cargo de Tecnologista, na especialidade de Programação Visual/Webdesign).

As provas objetivas abrangeram todos os cargos oferecidos no concurso do IBGE para efetivos, exceto os cargos de Análise de Sistemas/Desenvolvimento de Sistemas e Estatística.

As provas discursivas e práticas, por sua vez, foram aplicadas especificamente para os cargos de Analista nas especialidades mencionadas e para o cargo de Tecnologista na especialidade de Programação Visual/Webdesign, proporcionando uma avaliação mais aprofundada das competências específicas requeridas para essas posições.

Estude para o novo concurso do IBGE com o Aprova

Com o Concurso IBGE 2023 à vista, é hora de se preparar e buscar uma oportunidade de transformar sua carreira. As 595 vagas são uma porta para a estabilidade e crescimento profissional. Não perca tempo, estude com dedicação e aproveite essa chance única de alcançar o sucesso em sua vida profissional.

Banner Aprova

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS