Concurso Dataprev: Adiamento e LOCAIS de prova para 222 Vagas. Confira!

Publicado em 25/09/2023

O tão aguardado Concurso Dataprev está se aproximando e foi divulgada a lista de locais de prova para os candidatos. O certame, organizado pelo Cebraspe, oferece um total de 222 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para diversos cargos de níveis técnico e superior.

As inscrições para o Concurso se encerraram em agosto, e agora os candidatos já podem consultar no site do Cebraspe, a partir do dia 22 de setembro, para verificar seu local de realização. É importante ressaltar que cada candidato só poderá realizar as provas no local indicado na consulta individual.

A princípio, as provas serão aplicadas nas capitais:

  • Brasília/DF
  • Florianópolis/SC
  • Fortaleza/CE
  • João Pessoa/PB
  • Natal/RN
  • Rio de Janeiro/RJ
  • São Paulo/SP

Dia da Prova para o Concurso Dataprev

Serão aplicadas no dia 1º de outubro, em dois turnos. Os cargos de nível superior terão provas com duração de 3 horas e 30 minutos, a partir das 8 horas. Já os cargos de nível médio terão o mesmo tempo de duração, porém as provas terão início às 14 horas.

Etapas do Concurso

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 190 pontos e será composta por 120 questões “CERTO ou ERRADO”. Os candidatos serão avaliados em:

  • Tópicos de conhecimentos específicos: 70 questões
  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Legislação da Segurança de Informações e Proteção de Dados: 10 questões
  • Língua Inglesa: 10 questões
  • Raciocínio Lógico: 5 questões
  • Atualidades: 5 questões

Adiamento? Entenda a ação do MPF que pede reabertura do Concurso Dataprev

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça Federal solicitando a reabertura do atual Concurso Dataprev em todos os estados do país e no Distrito Federal. A ação do MPF visava garantir igualdade de oportunidades e competição justa para todos os candidatos.

Segundo o MPF, as provas, que estão marcadas para o dia 1º de outubro, poderiam ser remarcadas para uma nova data, com a inclusão de novos locais de aplicação. Atualmente, as provas estão previstas para serem realizadas nas sete capitais citadas acima.

O MPF alega que a restrição dos locais de prova prejudicaria candidatos de outras regiões do Brasil e que a empresa tem recursos suficientes para ampliar os locais de realização. Além disso, o MPF destacou que a Dataprev possui grande parte dos funcionários em regime de teletrabalho, o que permitiria ampliar a realização das provas.

Atualização

Apesar do pedido do MPF, a empresa argumentou que possui os meios para ampliar os locais de provas, já que obteve lucro de R$ 524,3 milhões em 2022. Além disso, cerca de 82% dos funcionários da Dataprev atuam em teletrabalho e podem residir em localidades diferentes das cidades onde estão lotados. Com isso, não haveria a necessidade de os aprovados no concurso residirem nas sete capitais onde a empresa possui sedes.

Portanto, provas seguem mantidas para 1º de outubro.

Prepare-se com o Aprova para o Concurso Dataprev

Oferecemos uma abordagem eficiente e direta para que você possa se dedicar aos estudos de forma mais produtiva. Nossas videoaulas contam com professores especializados que vão direto ao ponto, sem enrolação, para garantir que você absorva o conteúdo de forma clara e objetiva.

Além disso, simplificamos o edital, apresentando a teoria de forma concisa e trazendo resoluções de questões que são fundamentais para o seu aprendizado. Com o Aprova Concursos, você terá em mãos todas as ferramentas necessárias para uma preparação de excelência.

Não perca tempo! Prepare-se com o Aprova para o Concurso Dataprev com confiança e conhecimento.

concurso dataprev

Deixe seu Comentário
2 Comentários
  • Marcos dourado Barreto disse:

    E as provas vão ser em que mês aguardo resposta e um bom dia

  • Gerson Ribeiro disse:

    É lamentável uma situação dessa,em que uma banca organizadora de concurso público e uma empresa estatal,colocam-se acima do MPF,sendo que este último foi provocado, para que se faça valer a isonomia para todos que queiram participar do certame,no Estado onde residem,algo justo e mais democrático.E evitaria um dispêndio financeiro,pois nem todos podem arcar com deslocamento para outros Estados da federação para participar do certame.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS