Descubra como estudar para concursos!
Se você está pensando em ingressar no mundo dos concursos públicos em busca de estabilidade, melhores remunerações e condições de trabalho, saiba que, antes de tudo, é preciso estar por dentro do assunto.

Neste sentido, o primeiro passo para quem busca obter o sucesso e conquistar a aprovação no cargo dos sonhos é saber como estudar para concurso.

Mas, para se dar bem nos estudos, uma série de fatores devem estar envolvidos na sua preparação e, mesmo assim, pode ter certeza de que até a comemoração pela conquista da vaga muitas dúvidas e questionamentos irão surgir.

como estudar

E para que você, novato ou estudante experiente, se sinta mais confiante e mais bem preparado, elaboramos abaixo um pequeno guia de como estudar para concurso público.

A partir de agora, você ficará por dentro de todas as dicas e contará também com materiais que podem auxiliar na sua jornada rumo à aprovação. Vamos começar?

 

Estudando para concurso: primeiros passos

como estudar

  1. Escolha uma área, cargo, órgão ou concurso específico

Antes de mais nada é preciso concentrar o seu foco em uma escolha decisiva: a área para qual deseja se dedicar. Isso porque, diferentes estilos de carreiras, como por exemplo bancárias, policiais, fiscais e judiciárias também diferem quanto ao conteúdo a ser estudado.

Por isso, de nada adianta sair estudando conteúdos aleatórios. O ideal é ter em mente uma carreira específica e concentrar seus esforços somente nela.

  1. Inicie sua preparação

Uma vez que você já tem definido o cargo de interesse é hora de colocar a mão na massa.

Como cada minuto conta, é importante iniciar a sua preparação até mesmo antes do edital ser publicado.

Esta prática permite que você possa antecipar alguns conteúdos mais abrangentes e quando o edital enfim for publicado, diminua a sua carga de estudos, podendo direcionar a sua atenção às matérias específicas e ao cronograma do concurso.

  1. Organização e planejamento

Aqui não precisa ser nenhum gênio para prever. Conquistar uma vaga em um concurso público requer muito esforço, disciplina e acima de tudo ORGANIZAÇÃO, o que parece fácil, mas não é.

Nesta etapa, é preciso que você conheça os seus horários e defina uma quantidade de horas para os estudos. Além disso, é preciso que esteja atento a todo e qualquer conteúdo constante no edital.

Assim, tendo em mãos o conteúdo que será cobrado e a quantidade de horas disponíveis para os estudos, fica fácil elaborar um cronograma/plano de estudos.

Outra dica preciosa e muito importante é estar consciente dos seus limites. Ou seja, de nada adianta estipular uma rotina absurda de estudos sabendo que não poderá cumprir. A atitude, além de desrespeitar os limites do seu corpo, causará frustração e desânimo, o que poderá comprometer o seu desempenho.

  1. Material de estudo

Estando com os itens acima definidos e bem estruturados, chegou a hora de optar pelo material de estudo.

Se você tem muitas dúvidas quanto à escolha, saiba que não existe certo ou errado aqui. Sua única preocupação deve ser quanto ao estilo que mais combina com o seu perfil e objetivos.

Estudar com vídeo aula para concursos é uma das maneiras mais eficazes de se preparar. Como o conteúdo é disponibilizado em formato de vídeo o aprendizado se torna mais dinâmico e menos cansativo. Afinal, é só dar o play para iniciar!

  1. Motivação

Com uma rotina exaustiva de estudos e a ansiedade pela data da prova, manter a motivação em alta se torna um grande desafio para os concurseiros.

Por isso, separamos abaixo o vídeo do professor Giovani Brito, em que ele explica o conceito de motivação e suas principais teorias.

Afinal, muito mais do que um simples hábito, você sabia que a motivação pode ser um conteúdo a ser avaliado em concursos públicos? O assunto faz parte do conteúdo de Gestão de Pessoas, muito cobrado em cargos de supervisão, gerência e coordenação.

 

Manual para iniciantes em concurso público

como estudar

Se você é iniciante em concurso públicos, vai tentar o seu primeiro concurso, ou ainda não está muito familiarizado com o assunto, temos um bônus para você!

Além das dicas acima, separamos abaixo alguns tópicos que não devem ser deixados para trás.

Controle a ansiedade

Um conteúdo programático extenso e pouco tempo para estudar deixam qualquer um a beira de um ataque de nervos.

Para que você possa aliviar a pressão, recomendamos que tenha momentos para lazer e recreação, sempre contando com o apoio de familiares e amigos.

Outro fator que causa ansiedade é o imediatismo. Não adianta querer passar estudando apenas alguns meses antes da aplicação da prova. A preparação para concursos públicos deve ser baseada em persistência e constância.

Ignore as redes sociais

Até que você esteja em um ritmo de estudos adequado, não vale a pena correr o risco de perder tempo com as redes sociais. No início, o nosso conselho é abandonar as redes como Facebook, Twitter e Instagram, fazendo uso delas somente para pesquisas de materiais.

Seja persistente

É muito raro ser aprovado de primeira e ainda mais no primeiro concurso da vida. Desta forma, esteja preparado para se decepcionar. Quando a reprovação chegar, se por acaso chegar, procure manter a persistência e constância nos estudos lembrando sempre do que te fez escolher este caminho.

 

Qual concurso escolher?

como estudar

Decidir para qual concurso se preparar é algo bastante difícil. Uma escolha mal feita pode trazer frustração tanto durante o preparo quanto após a aprovação.

Por isso, vamos dar algumas orientações para que você tome a melhor decisão para sua carreira.

 

Analise a vaga – É importante lembrar que a realização profissional não depende  unicamente de uma boa remuneração. Ao se inscrever para um concurso, você também deve levar em conta se as atividades daquele cargo e se a instituição que oferece a vaga estão em sintonia com o ser perfil e seus objetivos de carreira. Tente se imaginar atuando naquela função. Se for possível, converse com alguns servidores que atuam no local.

Escolha uma área – Muitas pessoas fazem as provas para todo concurso que abre, mas esta não é uma boa estratégia. É preciso ter foco! Uma boa dica é escolher concursos que estejam dentro de uma única área, como por exemplo, bancária, fiscal ou jurídica. Como boa parte das disciplinas cobradas tende a ser a mesma,  aquilo que você estudou para uma determinada área poderá ser aproveitado para outra, otimizando assim o seu esforço.

Esqueça a concorrência – Decidir fazer ou não um concurso de acordo com a relação entre o número de candidatos por vaga é um erro. Alguns concursos atraem um grande número de pessoas, mas isso não significa que todos os inscritos são fortes concorrentes, já que boa parte dos candidatos não se prepara adequadamente e faz a prova apenas por fazer. O contrário também é verdadeiro, uma vez que alguns concursos podem ter poucos, mas bem preparados participantes. Não sei deixe levar pelos números!

 

Como se organizar para um concurso público?

Depois de seguir os primeiros passos e ter o material em mãos ou na tela, que é o caso das videoaulas, você deve se organizar para enfrentar a prova do concurso público.

E nesta fase, o principal fator a ser considerado está ligado com a organização do tempo.

Para que você não se perca e possa produzir um cronograma de estudos produtivo e eficaz, separamos abaixo alguns tópicos que podem auxiliar.

como estudar

Organização do tempo

– Monte um cronograma com quais aulas devem ser assistidas em tempo hábil para a data da prova;

– Contemple tempos e turnos livres para praticar exercícios físicos e atividades de lazer;

– Inclua uma aula a mais diariamente para eventuais aulas conjugadas (assuntos que levam mais de uma aula para serem concluídos);

– Planeje um turno semanal para colocar os atrasos em dia.

 

Rotina de estudos

– Evite distrações que possam desviar o foco. Na hora dos estudos mantenha-se longe do celular, e em um ambiente tranquilo e adequado aos estudos;

– Tenha um tempo de descanso definido;

– Procure manter uma dieta equilibrada e dê prioridade aos alimentos saudáveis, principalmente na véspera das provas;

– Para aliviar o estresse e tensão, inclua em sua rotina exercícios físicos. Aqui vale optar pela atividade que mais te traga prazer.

 

Estudar sozinho ou em grupo?

Se você chegou até aqui e tem este questionamento, saiba que a melhor resposta é: cada um em seu momento.

como estudar

Ou seja, estudar em grupo não substitui o tempo de aprendizado sozinho e vice-versa. O bom é avaliar os pontos positivos e negativos das duas opções e combinar de uma forma que seja proveitosa para você.

 

Como estudar para concurso em grupo

Como já mencionado anteriormente, o estudo em grupo não substitui o estudo individual. O estudo em grupo serve como um reforço, uma maneira de revisar conteúdos, de tirar dúvidas e de debater questões polêmicas.

Ao se reunir com outros concurseiros você pode avaliar outros pontos de vista, ter dicas de como estudar para determinada disciplina e compartilhar experiências de concursos anteriores.

Está em dúvida do que estudar nos encontros?

Antes de se reunir converse com os outros membros do grupo e decidam qual será o tema do encontro. Não adianta querer estudar mais do que será possível!

Leve sugestões, dúvidas e materiais de apoio.

Utilizem um local tranquilo, sem interferências de outras pessoas, nem de tvs, rádios e telefones. O local não precisa ser fixo. Uma boa ideia é fazer cada encontro na casa de um concurseiro.

Vocês não precisam estar estudando para o mesmo concurso, mas os temas precisam ser de interesse de todos os membros.

Se o edital do concurso que vocês estudam ainda não foi publicado, não tem problema! Estudem com base no edital do concurso anterior ou busquem por concursos da mesma organizadora, para cargos parecidos.

 

Como estudar sozinho para concurso

O estudo para concurso público costuma ser um pouco solitário, principalmente para aqueles que estudam com videoaulas.

Adaptar a sua rotina é essencial para que você consiga estudar sozinho.

Para começar, é muito importante que você escolha um bom material. Pesquise bastante e veja se ele realmente atende as suas necessidades.

Se a solidão apertar muito, vá para bibliotecas ou ambientes compartilhados.

Ao usar as redes sociais, procure grupos de concurseiros para que haja uma troca de experiências, dificuldades e desafios.

 

Como estudar para concurso antes da publicação do edital?

Disciplinas como Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Matemática podem ser consideradas básicas para qualquer concurso, ou seja, aparecem na maioria dos editais.

Para quem não sabe por onde começar, ou pretende iniciar seus estudos por um concurso que ainda não teve o edital publicado, esta é uma boa pedida.

O segredo é optar por uma abordagem mais abrangente dos conteúdos e com foco na área em que você deseja atuar, seja ela administrativa, policial, jurídica, bancária ou técnica.

como estudar

Para que você possa iniciar, o certo é dar uma pesquisada rápidas nas provas anteriores aplicadas pela banca, se possível para o mesmo órgão e cargo. Desta forma, fica fácil identificar os conteúdos que mais caem na prova.

Outro aspecto que pode ser levado em consideração é o estudo da banca organizadora. Pesquise como são aplicados os modelos de questões e o nível de dificuldade da banca.

Caso o concurso escolhido tenha avaliação de prova discursiva, não esqueça de estudar para ela também! Inclua na sua programação ao menos 2 produções textuais por semana, em formato já adequado ao cobrado nos últimos editais.

Ficar de olho nas principais notícias, jornais e revistas ajudam a te manter informado e construir um bom repertório.

 

Edital publicado: como iniciar os estudos para o concurso público?

Depois que um edital é publicado, todo tempo é crucial e pode fazer a diferença no que diz respeito a sua aprovação.

Sendo assim, não espere o dia seguinte para organizar os estudos e a sua preparação. Use, no máximo, um dia para definir a estratégia (curso, material de apoio, estilo de estudo) e para sistematizar a rotina diária, reservando o máximo de tempo possível para o projeto.

Lembre-se que é essencial preservar também as horas de sono, mínimo de 6 horas, e cuidar da alimentação para manter-se saudável.

Reservar parte de um dia para o lazer, vai ajudar aliviando o estresse e mantendo o equilíbrio mental e emocional até a prova.

Quanto ao edital, examine cada detalhe e preste muita atenção no formato da prova. Não se esqueça de verificar as disciplinas que valerão mais pontos, seja por meio da quantidade ou peso de cada uma. Fique atento também a matérias que cobram poucas questões e exigem um número mínimo de acerto.

Com o objetivo de facilitar, busque as questões de concursos anteriores e faça uma breve análise do que costuma ser cobrado e como. Esta informação pode ajudar você a direcionar seus estudos.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *