Tudo o que você precisa saber

sobre o seu próximo concurso!

Receba em primeira mão notícias e dicas sobre concursos.

Edital publicado: como iniciar os estudos para o concurso público?


edital publicadoContrariando a orientação de estudar com antecedência para garantir melhores resultados, a maioria dos concurseiros começa correndo atrás de um edital publicado.

Será que essa estratégia de estudar com o edital publicado é sempre ruim ou pode funcionar em algumas situações? Antes de julgar se essa forma é ou não correta, encare-a como um primeiro passo inevitável, e pense em como tornar os estudos o mais eficaz possível.

Quando um concurso é autorizado, há um prazo até a publicação do edital. No caso de concursos do executivo federal, são 6 meses até o edital, senão a autorização perde a validade. Após a autorização é preciso acontecer a escolha da banca e a elaboração do edital.

O prazo entre o edital e a prova, em geral, é de 2 meses. Portanto, se você começou a se interessar por um concurso específico, comece a estudar assim que sair a autorização; não espere pelo edital. Isso aumenta consideravelmente o tempo de preparação.

Iniciar os estudos depois da autorização ou do edital pode ser interessante apenas no caso de concursos mais simples. Se você tem muita segurança em alguma (ou algumas) disciplina importante do edital, use-a como alavanca.

Estudando com o edital publicado

Se possui muita facilidade com português – matéria cobrada em todos os concursos – não pense que não precisa estudá-la. As questões de concurso podem ser muito específicas e cobrar detalhes dos quais você não se lembra mais. Por outro lado, é simples e rápido revisar o conteúdo de algo que já é do seu domínio.

Inicie examinando questões daquela disciplina, de concursos anteriores elaborados pela mesma instituição organizadora, a fim de saber com mais precisão o que revisar. O objetivo é garantir o maior número de pontos para melhorar sua classificação.

Alguns editais permitem escolher o local da vaga já no momento da inscrição. Se possível, opte por locais menos atrativos a fim de reduzir a concorrência.

Depois que o edital é publicado, todo tempo é crucial e pode ser a diferença para a aprovação. Não espere o dia seguinte, a semana seguinte, para organizar os estudos. Use um dia para definir a estratégia (curso, material de apoio, etc) e para sistematizar a rotina diária, reservando o máximo de tempo possível para o projeto.

É essencial preservar também as horas de sono (mínimo de 6 horas) e cuidar da alimentação. Reserve parte de um dia para o lazer, o que vai ajudar a manter o equilíbrio mental e emocional até a prova.

Examine no edital qual será o formato da prova. Verifique as disciplinas que valerão mais pontos (pelo número de questões ou pelo peso das mesmas). Atenção a matérias que cobram poucas questões, mas têm mínimo de pontos para não ser reprovado.

Procure na internet questões de concursos anteriores realizados pela mesma banca e veja o que costuma ser cobrado e como. Essa informação deve direcionar o seu estudo. O tempo é curto e você precisa utilizá-lo com inteligência. Depois que estudar cada disciplina, volte e refaça as questões.

Durante todo o período de estudo, procure manter a calma e a objetividade. Dedique-se totalmente, sabendo que você está tentando romper o caminho mais indicado, que seria o estudo antecipado. Por outro lado, tenha consciência de que existe um limite de equilíbrio e de possibilidade.

Passada a prova, descanse por uma semana e volte a estudar, agora com mais tranquilidade e tempo. Pesquise outros concursos parecidos, da mesma área, para que você possa aproveitar boa parte do que já estudou. Nesse momento, a orientação é priorizar as matérias comuns e deixar as específicas para a proximidade do edital.

Com informações do G1

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel - CEP 80730-200 Curitiba - PR
Estúdios em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba - Alunos em todos os estados do Brasil.