Como estudar para concurso em pouco tempo

Atualizado em 19/08/2020 às 10:58

O concurso público dos seus sonhos pode ter o edital publicado a qualquer momento e mesmo que você saiba disso, às vezes, pode acabar deixando a preparação para a última hora, faltando poucos dias para a prova. Por isso, hoje vamos te ensinar como estudar para concurso em pouco tempo. Então, anote todas as dicas, as coloque em prática e encurte o seu caminho até o sucesso.

 

Como estudar para concurso em pouco tempo

Como estudar para concurso em pouco tempo

 

Mas, se você precisa primeiro se ambientar com o universo dos certames, venha conferir o post completo sobre o que é concurso público e como funciona esse processo. Se o seu foco são concursos de prefeituras é só clicar aqui para conferir o outro post. Mas se você quer ser funcionário público em outros órgãos, venha conferir as oportunidades previstas em certames para 2020. Agora sim você está pronto para este texto e para as nossas dicas que são essenciais ao seu sucesso!

Como estudar para concurso em pouco tempo

O primeiro passo para fazer dar certo é descobrir qual é esse pouco tempo que você tem disponível. Então, confira certinho a data da prova, essa informação consta no edital do concurso, e veja quantos dias você tem até lá, pode incluir na conta os finais de semana e feriados também, afinal, já que não possuímos muito tempo, precisamos aproveitar todo momento que temos à disposição.

 

Tempo de estudo

Saiba quanto tempo você tem disponível para os estudos

 

Depois disso, você precisa saber quantas horas do seu dia estão disponíveis para os estudos. Mas, vale lembrar que é a aprovação no concurso público que está em jogo, por isso, tirando as responsabilidades diárias que não podem ser alteradas como trabalho e aula, tente encaixar sua preparação em todos os outros períodos. Porém, ninguém aqui está falando em passar noites em claro, boas noites de sono aliadas a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas também são bem importantes para o seu sucesso. Então não deixe essa parte de lado, combinado?

Agora que você já sabe quantos dias tem até a prova, quantas horas tem a disposição por dia e por semana, precisa encontrar um preparatório que se encaixe nessa realidade. Afinal, você não estava pensando que o como estudar para concurso em pouco tempo seria sozinho, né? A essa altura, você precisa de um direcionamento e de um conteúdo que vá otimizar o seu tempo. Se não for assim, você vai estar perdido em pesquisas pela internet, uma gigantesca quantidade de materiais para estudar e muito conteúdo desatualizado. E não é isso que queremos para a sua preparação.

Vídeo aula para concurso

Então, se para garantir a sua vaga no concurso público, você precisa otimizar o tempo, já comece largando as apostilas. Afinal, com elas, você precisa ler dezenas ou até centenas de páginas sobre determinado assunto, e ainda, não terá a garantia de ter entendido, afinal, dependerá da sua atenção, do modo como foram escritos os textos da apostila e do seu entendimento. Então, as grossas apostilas podem trazer quantidade, mas agora o que você precisa é de qualidade. Por isso, um curso on-line com vídeo aula para concurso aparece como a melhor solução.

 

vídeo aula para concurso

Estude com vídeo aula para concurso

 

Afinal, quando você compra um preparatório com apostila não saberá em quantas horas conseguirá ler todas as páginas, muito menos quanto tempo vai levar para aprender. Mas, quando você adquiri um curso com vídeo aula para concurso tem acesso a carga horária total do preparatório. É verdade, que ainda assim, é preciso adicionar uma “gordurinha” de tempo para as pausas nos vídeos e para responder questões, mas a prévia já é muito melhor.

Além disso, ainda falando sobre o tempo, uma vídeo aula para concurso no Aprova costuma ter duração média de 30 minutos. Esse é o tempo necessário para que o aluno aprenda o tema proposto pelo professor, sem que o ensino se torne cansativo. Então, você pode aproveitar o trajeto no transporte público ou aquela pausa pós-almoço para assistir uma videoaula rápida e aprender. Para acessar o conteúdo, você precisa apenas de um dispositivo móvel com acesso a internet.

Nossos professores conhecem muito de concurso público, das bancas e de aprovação, por esses motivos, eles trazem explicações claras e diretas ao ponto, para facilitar a sua aprendizagem.

Responda questões de concurso anteriores

Se você tem pouco tempo para a prova precisa aprender na prática, ou seja, respondendo questões de concursos anteriores. Dessa forma, você entende o estilo de cobrança da banca, como é o enunciado, qual é o nível de dificuldade de cada perguntas, quantas são as opções de respostas e fica mais bem preparado para a prova. Porém, para isso, você precisa ter acesso a uma plataforma de questões para concursos em que as perguntas estejam atualizadas e haja uma grande gama de provas.

Responder questões também te ajuda a entender quais assuntos você tem um domínio maior e quais deles precisam de uma revisão. Então, responda perguntas de concursos diariamente. Por exemplo, se você estudou temas de língua portuguesa hoje, filtre por questões de português para concurso e responda quantas puder, sempre começando pelas mais recentes. Mas é importante não apenas escolher uma alternativa certa, mas entender cada uma delas e descobrir por que as demais estão erradas. Dessa forma, você aumenta o seu nível de preparação.

 

questões de concurso

Responda questões de concursos anteriores

 

Faça um acompanhamento semanal do seu desempenho, é interessante fazer essa análise por matéria. Também é possível conferir a performance dos seus amigos concurseiros, assim, você saberá em qual nível está. A intenção é fazer uma competição saudável, mas, é sempre bom lembrar que o seu maior adversário é você mesmo, então foca no seu objetivo!

Exemplo de questão de concurso

Para testar seus conhecimentos, responda a questão abaixo de língua portuguesa. É só clicar aqui, depois nos conte se você acertou. Confira mais perguntas dessa e de outras disciplinas na plataforma Aprova Questões.

 

Concurso: Prefeitura de Recife (PE)
Ano: 2019
Banca: FCC
Cargo: Assistente de Gestão Pública
Matéria: Língua Portuguesa
Tema: Compreensão e Interpretação de Textos

Questão de português para concurso

Questão de português para concurso

 

Na apresentação de previsões quanto ao futuro das cidades, o autor

a) aponta os problemas decorrentes do emprego da digitalização na economia mundial.
b) apresenta opiniões divergentes no que respeita à sustentabilidade nos meios urbanos.
c) recorre à opinião de especialistas e menciona cidades que usam recursos digitais atualmente.
d) cita dados que mostram o aumento da urbanização como fruto da transformação digital.
e) contrasta aspectos positivos e negativos da digitalização no exercício da cidadania.

 

Resolva provas de concurso passados

Eu sei que pode parecer muito similar com responder questões de concursos anteriores, mas resolver provas também é bem importante para a sua aprovação em concurso público. Então, procure pela última prova do certame que você tem interesse, se você estiver com dificuldade para encontrar, pode ser uma prova aplicada pela mesma banca. Agora, imprima a prova completa e o gabarito em branco também. Em seguida, encontre um canto silencioso da casa, cronometre o tempo e comece a responder. A ideia é simular o grande dia, então, deixe ao seu alcance apenas uma garrafinha de água e um chocolate, não faça muitas pausas e não se distraia com celulares e outros dispositivos.

 

provas de concursos

Resolva provas completas de concursos anteriores

 

Assim, você saberá o quão apertado ou tranquilo é responder todas aquelas questões em 4 ou 5 horas. Mas atenção, o preenchimento do gabarito também entra nesse tempo. Dessa forma, você conseguirá também diminuir o seu nervosismo e ansiedade para o dia da prova, já que aquela situação foi simulada anteriormente e você tem uma prévia do seu desempenho.

E para finalizar a tarefa, pegue o gabarito oficial e compare com as suas respostas. Veja como foi o seu desempenho em cada matéria e quantas questões acertou de um modo geral. Se o concurso do seu interesse tiver questão discursiva, simule a produção do texto também. Essa é uma parte bastante temida pelos seus concorrentes, por isso, você tem que ganhar destaque nela.

Como aproveitar melhor o seu tempo de estudos

Se você quer saber como estudar para concurso público em pouco tempo, precisa aprender a aumentar a sua produtividade e aproveitar melhor cada minuto de preparação. Aqui no blog, você também encontra dicas de como aprender mais rápido uma matéria ou assunto novo.

E você já ouviu falar em neurogênese adulta? É o processo em que o cérebro fabrica novos neurônios que completam os que cada um desenvolveu pela fusão do espermatozoide e do óvulo dos pais. E as põe para funcionar. Muitos pesquisadores tentaram determinar quais são os processos para estimular a criação de novos neurônios, venha conferir mais sobre o assunto.

 

tempo de estudos

Aproveite melhor o seu tempo de estudos

 

Para facilitar, trouxemos seis dicas práticas e rápidas que vão te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo de estudos para concurso público.

– Crie uma agenda diária e prática que realmente funcione;
– Mantenha o foco, deixe de lado as distrações como o smartphone, a TV e demais dispositivos;
– Separe o material de estudo no dia anterior;
– Determine antes como serão as suas pausas durante os estudos;
– Faça anotações sobre cada vídeo aula para concurso;
Resolva questões de concurso anteriores.

Gostou das dicas? Então, confira muito mais sobre cada uma delas no vídeo abaixo. É só dar o play e aprender!

 

Como estudar para concurso em pouco tempo: controle a ansiedade

Se você quer respostas sobre como estudar para concurso em pouco tempo, uma dica especial é conseguir controlar a ansiedade. Afinal, quando vemos a quantidade de conteúdo e conferimos o tempo que há disponível até a prova, podemos ativar o modo ansioso e ficar preocupado em não conseguir dar conta de tudo no prazo. Mas, fica tranquilo que nós temos algumas dicas que vão te ajudar muito nessa hora.

 

ansiedade na hora de estudar

Como controlar a ansiedade na hora de estudar

 

Confira algumas dicas para controlar a ansiedade e conseguir focar nos estudos:

– Tenha uma atitude positiva e uma postura confiante;
– Tire do seu vocabulário e do seu pensamento frases como: “eu nunca vou entender essa matéria”, “eu nunca vou passar” ou “essa matéria é muito difícil”;
– Cuide da sua saúde, praticar atividade física reduz a ansiedade e estimula a memória;
– Tenha boas noites de sono para estar mais concentrado no dia seguinte;
– Respire profundamente antes de iniciar os estudos do dia e antes de fazer a prova do concurso.

Venha conferir um pouco mais sobre cada um desses conselhos no vídeo abaixo:

Como estudar para concurso em pouco tempo

Agora que você já sabe todas as dicas de como estudar para concurso público em pouco tempo é só colocar tudo em prática e ficar mais perto da aprovação. Então, respire fundo, encontre um curso on-line que otimize o seu tempo, responda questões de concursos anteriores, resolva provas passadas e acompanhe os seus resultados semana a semana. Temos certeza de que assim, em pouco tempo, você garantirá sua vaga como funcionário público e terá acesso a todas as vantagens desse cargo, como: altos salários, benefícios, estabilidade e uma aposentadoria com mais tranquilidade financeira.

 

Como estudar para concurso em pouco tempo

Como estudar para concurso em pouco tempo

 

Curso com vídeo aula para concurso

O Aprova Concursos sempre otimiza seu tempo. Seja com a duração das videoaulas, as explicações diretas ao ponto, apresentando só o conteúdo que realmente cai na prova ou com as videoaulas dispostas em ordem de importância. Além disso, comprando qualquer preparatório, você ganha acesso ao Aprova Questões. Nessa plataforma há perguntas de inúmeros concursos e bancas, você pode filtrar por ano, órgão, examinadora, disciplina, assunto, cargo e tantas outras particularidades. Assim, a sua preparação fica completa e específica ao mesmo tempo.

Além disso, nossa equipe de professores estuda não só o edital atual, mas também as provas passadas. Assim, conseguimos compreender quais assuntos mais são cobrados e quais deles nunca aparecem nas perguntas. Dessa forma, podemos enxugar o conteúdo do edital, só trazendo o que realmente estará na sua prova.

Para você conhecer um pouco mais sobre o jeito Aprova de te preparar, separamos abaixo uma vídeo aula para concurso. A aula é ministrada pela professora de língua portuguesa, Adriana Figueiredo. Ela traz explicações claras sobre o uso da crase, esse é um dos temas mais cobrados em certames. Então, além de conferir nossa didática, você já  se preparará para alcançar a aprovação. E se quiser conferir mais sobre como estudar português para concurso público é só clicar aqui.

 

Deixe seu Comentário
1 comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS