Os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre a economia solidária, tomando como ponto de partida o filme “Absorvendo o Tabu” (Period. End of Sentence). Vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem, ele foi escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi.

Nesta semana em que temos, além do feriado de Carnaval e todas as referências que o transcendem, temos também o dia internacional da mulher, em 8 de março. Em muitas culturas, tratar das mudanças do corpo feminino é um tabu ainda no século XXI e é com base nisso que o documentário se desenvolve, chegando ao ponto de como a economia solidária pode, ao resolver problemas com demandas locais, promover transformações regionais e globais.

Saiba mais sobre “Absorvendo o Tabu” com os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato na edição 119 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 119 – Absorvendo o Tabu

Absorvendo o Tabu

Na Índia rural, onde o estigma da menstruação persiste, mulheres produzem absorventes de baixo custo em uma nova máquina e caminham para a independência financeira. Clique aqui para assistir na Netflix!

Absorvendo o Tabu | Filme sobre menstruação da Netflix ganha Oscar e vira sensação nas redes

Uma das grandes surpresas da noite do Oscar 2019, que aconteceu no domingo, dia 24, foi o prêmio para o documentário Absorvendo o Tabu, da Netflix, que ganhou a estatueta de Melhor Documentário de Curta-Metragem.

O tabu da menstruação e a evolução dos absorventes

O sangue menstrual é visto como perigoso e impuro desde a Antiguidade. E isso afetou a forma como lidamos com ele até hoje.

Como o tabu em torno da menstruação prejudica a saúde das mulheres

A menstruação é um tabu em muitos países do mundo. Nas nações ricas, porém, a maioria das meninas e mulheres tem acesso à informação – seja pela internet, por meio de um médico ou outra fonte – sobre os tipos de sangramento vaginal que uma mulher pode encarar ao longo da vida.

Um Oscar para ‘Period’, documentário curta-metragem sobre a menstruação

“Não estou chorando porque esteja menstruada”, disse a diretora norte-americana de origem iraniana Rayka Zehtabchi ao receber o Oscar de melhor documentário curta-metragem por Period. End of Sentence (Absorvendo o Tabu). “Não acredito que um filme sobre menstruação ganhou o Oscar”, acrescentou.

ONU Mulheres

A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.

Esta tese é um estudo sobre a experiência de mulheres na economia solidária em clubes de troca de Curitiba e região metropolitana. Os empreendimentos econômico solidários ganharam visibilidade no cenário brasileiro a partir da década de 1990 desdobrando-se em diversas frentes: padarias comunitárias, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, clubes de troca.

Eu sou Malala

Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *