Departamentalização é o agrupamento de atividades de trabalho que estejam relacionadas, conectadas e imposicionadas pelas empresas. Analisando os itens abaixo, I. Departamentalização por função – baseia-se nas atividades similares e que são agrupadas e identificadas com alguma classificação, como recursos humanos, finanças, produção; II. Departamentalização por cliente – utilizada quando existem números expressivos de venda para determinados clientes ou segmentos; III. Departamentalização por área geográfica – divide as unidades baseando-se em elementos geográficos; IV. Departamento de processo – utilizada no nível operacional das empresas, principalmente nas áreas operacionais; V. Departamentalização econômica – baseia-se nos fatores internos e externos da organização. verifica-se que estão corretos apenas
Ao longo do tempo, o perfil exigido pelo mercado para o profissional de secretariado vem mudando de forma a atender às novas exigências. Assim, considerando que as relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação, pode-se afirmar que estes profissionais
Os documentos são variados, mas costumam apresentar elementos característicos comuns como: suporte, forma, gênero, entre outros. De acordo com suas definições técnicas, I. Quanto ao gênero – configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo. II. Tipo – configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que gerou. III. Espécie – configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. IV. Formato – configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. V. Forma – estágio de preparação e de transmissão de documentos. verifica-se que estão corretas apenas
Dadas as afirmativas seguintes sobres organização de viagens, I. Considera-se direito do passageiro caso seu vôo sofra overbooking, endosso do bilhete para embarque em outra empresa área. II. Consulado – representa um país perante outro país. III. Embaixada – representa as especificidades de um país em outro. Presta ajuda e assistência as pessoas na emissão de vistos, passaportes entre outros documentos. IV. Em substituição da cédula de identidade pode-se apresentar no ato da viagem a carteira funcional expedida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional. V. Para viagem à China faz-se necessário retirar o visto na embaixada, que localiza-se em São Paulo. verifica-se que estão corretas
Nossos tempos são marcados pela necessidade de preparação e estudo constante e, consequentemente, aconteceu à evolução da profissão de secretariado que alteraram as atividades e o seu perfil de trabalho. Por conseguinte, de acordo com o art. 4º da Lei n.º 7.377, são atribuições do Secretário Executivo: I. assistência e assessoramento direto a executivos; II. organização e manutenção dos arquivos da secretária; III. planejamento, organização e direção dos serviços; IV. interpretação e sintetização de textos e documentos; V. conhecimentos protocolares. Estão corretas apenas as afirmações
A profissão de secretário originou-se dos antigos escribas há, aproximadamente, 3.200 a. C., mas somente há 27 anos é que foi regulamentada por lei no Brasil. Sendo assim, a Lei que institucionalizou a profissão de Secretário foi a
Dadas as afirmativas em relação aos tipos de eventos, I. Fórum – Discussão e debate realizado com a presença de um coordenador. II. Brainstorming – Tipo de evento onde as pessoas buscam apresentar novas ideias mediante um problema. III. Conclave – Caráter religioso, temáticas de ordem ética e moral. IV. Semana – Encontro com parte expositiva seguida de demonstração do “produto” que gerou o evento. V. Workshop – encontro semelhante ao congresso. O evento tem duração de vários dias. verifica-se que estão corretas apenas:
Analisando o código de ética da profissão Secretário Executivo, compete às Secretárias e Secretários:
Secretariar deixa de ser apenas o cumprimento da rotina de agenda, correspondências e compromissos do executivo para ser um assessoramento estratégico, com mais autonomia, baseado na gestão de
O processo administrativo divide-se em: planejamento, organização, direção e controle. Dadas as afirmativas seguintes, I. São etapas do planejamento: definir o trabalho, estabelecer as atividades e alocar recursos. II. São etapas da organização: definir a missão, elaborar os objetivos e definir estratégias para alcançá-los. III. São etapas da direção: comunicar, liderar e motivar. IV. São etapas do controle: monitorar o resultado, o desempenho e definir padrões. V. Programar as atividades faz parte de todas as etapas do processo administrativo. verifica-se que estão corretas
O secretariado executivo é uma função essencial em qualquer tipo de atividade organizacional, muito em particular no mundo dos negócios, na indústria e nas profissões liberais. Nas atividades de assessoramento é importante que a secretária ou o secretário exerçam seu papel com
Dadas as afirmativas seguintes quanto ao papel do profissional secretário executivo enquanto mediador da motivação, I. Ser a base para uma atuação adequada e harmoniosa. II. Ser agente motivador, transmitindo uma imagem positiva da sua área de atuação e promovendo o intercâmbio entre subordinados e chefias. III. Tratar a todos com igualdade, independentemente das diferenças culturais, sociais, econômicas, raciais e hierárquicas. IV. Lembrar detalhes pessoais como data de aniversário. V. Elogiar um bom trabalho realizado. verifica-se que
Segundo o Manual da Secretária, de João Bosco Medeiros, são condições para a eficácia na comunicação: I.O emissor não pode dizer algo muito diferente daquilo que o receptor espera dele. II.Utilizar o meio mais rápido para se comunicar com o receptor é a maneira mais eficaz, independentemente se apropriado ou não. III.A mensagem é determinada pelas experiências passadas entre emissor e receptor. As pessoas nem sempre estão dispostas a repetir experiências malogradas. IV.A comunicação é influenciada, sobretudo, pela oportunidade, pelo momento (quando) em que dizemos algo. V.Saber falar e ouvir. Quais estão corretas?
O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo
objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da
conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores,
tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e
produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se
seguem.
O senso de arrumação ou Seiton refere-se à limpeza da área de trabalho e investigação das rotinas que geram sujeira, objetivando modificá-las.
Com relação à administração pública, julgue os itens que se
seguem.
As entidades fundacionais podem ser pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado: as de direito público são criadas mediante lei e as de direito privado, apenas, por meio da autorização do Poder Executivo.