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Arte Cibernética é o nome do movimento artístico nascido em Londres, em 1968, numa exposição do Instituto de Arte Contemporânea. Designa as formas de arte que utilizam técnicas inovadoras, como a informática, o laser, o fax, as transmissões via satélite e o xerox. Muitas dessas manifestações realizam-se em colaboração com técnicos e engenheiros.
No Brasil, o movimento é representado por um dos pioneiros nessa linguagem e a maior referência em nosso país, o artista

O abstracionismo foi uma conquista de diversos movimentos de ruptura artística iniciados pelo Impressionismo. Caracterizou-se pela pesquisa a respeito da linguagem artística, linhas, espaços e cores.
O formalismo, uma das tendências desenvolvidas com o abstracionismo, procurava criar formas de expressão planejadas, racionais como as composições geométricas apresentadas nas obras de

O artista espanhol Pablo Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Suas obras podem ser divididas em fases caracterizadas de acordo com as cores predominantes e que marcam a transição de uma fase para outra. A fase azul foi um período em que predominaram os tons de azul e uma temática mais marcada pela angústia. Na fase rosa, predominaram tons de rosa, vermelho e suas obras ganham uma conotação lírica, caracterizada pela presença de

No final da década de 1970, constituiu-se no Brasil o movimento Arte-Educação. No início, esse movimento organizou-se fora da educação escolar e a partir de premissas metodológicas fundamentadas nas ideias da Escola Nova e da Educação através da Arte.
Esse modo de conceber o ensino da Arte propunha

O positivismo, como escola filosófica, derivou do chamado cientificismo que, por sua vez, se caracteriza pela

Para Max Weber, não existe oposição entre indivíduo e sociedade, já que

A partir do estudo sistemático das diversas manifestações particulares, o cientista pode construir um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico em tais manifestações, utilizando esse modelo como instrumento de análise sociológica.
A esse modelo Weber denominou

Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Marx & Engels. O Manifesto Comunista.
Na perspectiva da teoria marxista, pela análise do texto acima, conclui-se que

[...] é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvolveu em nossa sociedade [...]. Onde os laços de sangue e de coração [...] forneceram o modelo obrigatório de qualquer composição entre nós.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1995 p. 146 Sérgio Buarque utiliza os conceitos weberianos para analisar o Estado brasileiro.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas a seguir. I - O Estado brasileiro se enquadra no modelo estatal elaborado pelo sociólogo alemão, pois, segundo Weber, o Estado moderno caracteriza-se pelas relações impessoais nas quais predomina o particular sobre o coletivo.
II - No Brasil, as grandes famílias patriarcais comandaram a política e a economia do país, pois é comum levar a organização estatal para a esfera da afetividade.
III - Para o funcionário patrimonial, a gestão política apresenta-se como assunto de interesse particular, os benefícios que lhe são conferidos relacionam-se aos seus direitos pessoais.
É correto o que se afirma em

Mary Douglas e Baron Isherwood propuseram que se compreendesse o consumo como algo ativo, constante e que desempenha um papel central como estruturador de valores em nosso cotidiano.
PORQUE
Os bens de consumo são investidos de valores socialmente utilizados para expressar categorias e princípios, cultivar ideais, fixar e sustentar estilos de vida, enfrentar mudanças ou criar permanências.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco - negociante ou missionário - você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico.
MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífi co Ocidental.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978 p. 19 Para elaborar um estudo etnográfico, as Ciências Sociais lançam mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa.
O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação participante” denomina-se

O princípio do desenvolvimento sustentável é o da utiliza- ção adequada dos recursos disponíveis de forma a atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras na satisfação de suas necessidades. Para viabilizar esse princípio, fazem-se necessárias a cooperação de todos os setores da sociedade — governos, empresários, sociedade civil — e a difusão da consciência ambiental com a capacidade de influenciar a opinião pública em várias escalas. Sem dúvida, há uma dificuldade de compatibilizar o modelo de desenvolvimento tecnológico moderno com o desenvolvimento sustentável. Além dos interesses do capital associados ao consumo desenfreado, há impasses representados pelas políticas nacionais que dificultam o equacionamento da questão. Para o sucesso dessa empreitada, com base na leitura acima, é necessário que os grupos sociais representados por associações de caráter ambientalista tenham autonomia, de forma ampla e abrangente, em relação

Um professor utilizou, em sala de aula, a foto e o texto

abaixo.


Um dia, alguns pesquisadores em plena atividade de

campo pediram pouso em uma fazendola comunitária,

perdida em um remoto lugar do interior baiano. E a

resposta veio rápida e sincera, por parte da dona da

casa: “Eu vou-lhes dar abrigo, porque também tenho

filho no mundo."

AB'SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil.

São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Nessa aula, o professor desejava trabalhar a relação natureza-sociedade

no domínio

Pautada nos níveis tecnológicos de produção e nos correspondentes níveis de qualificação da força de trabalho, a Nova Divisão Territorial/Internacional do Trabalho permite distinguir recortes espaciais distintos em sua especialização: espaços que detêm o domínio do capital financeiro e dos investimentos da produção; espaços com certa independência financeira que apresentam níveis intermediários de tecnologia e espaços com grande dependência do capital financeiro com baixo nível de tecnologia. Há, no entanto, outras combinações possíveis. Nesse sentido, o Brasil é um exemplo porque há a conjugação de alta dependência do capital financeiro e níveis tecnológicos que incorporam tanto a dependência de mão de obra extremamente barata (às vezes, escrava) até a presença de níveis expressivos de sofisticação. Essa alta dependência do Brasil, mencionada no texto acima, é marcada, de forma mais expressiva por

Um importante marco histórico do processo de globalização é representado pelo ciclo de crescimento econômico do pós-guerra, acompanhado por novas bases tecnológicas que deram impulso, por exemplo, à indústria automobilística em alguns países. Dessa forma, esse marco histórico do processo da globalização está associado, de forma mais explícita, ao seguinte fator:

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