“Até meados da década de __________, deste século, a formação __________ limitava-se ao treinamento para a produção em série e padronizada, com a incorporação maciça de operários ________________, adaptados aos postos de trabalho, desempenhando tarefas simples, rotineiras e previamente especificadas e delimitadas. Apenas uma minoria de trabalhadores precisava contar com competências em níveis de maior complexibilidade, em virtude da rígida separação entre o planejamento e a execução. Havia pouca margem de ______________ para o trabalhador, uma vez que o monopólio do conhecimento técnico e organizacional cabia, quase sempre, apenas aos níveis_______________. A baixa escolaridade da massa trabalhadora não era considerada entrave significativo à expansão econômica". (Parecer CNE/CEB nº 16/99).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e consecutiva:
Leia com atenção:
Art. 2º - A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O texto, da forma exata em que foi apresentado acima, pertence à(ao):
Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa incorreta:
“Tendo em vista o quadro atual da educação no Brasil e os compromissos assumidos internacionalmente, o Ministério da Educação e do Desporto coordenou a elaboração do ____________________________ (1993-2003), concebido como um conjunto de diretrizes políticas em contínuo processo de negociação, voltado para a recuperação da escola fundamental, a partir do compromisso com a equidade e com o incremento da qualidade, como também com a constante avaliação dos sistemas escolares, visando ao seu contínuo aprimoramento”. (Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
A palavra “abluções” poderia ser substituída, sem alteração de sentido e com as devidas adaptações, por: