Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado

Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue o item que se segue.

Antes de utilizar o microscópio, pessoas que usam óculos de prescrição devem retirá-los, pois há risco de o equipamento danificar as lentes oculares.

Considerando a imagem precedente, que mostra parte de um microscópio de luz, julgue o item a seguir, relativo às lentes objetivas que compõem esse tipo de microscópio e que seguem as normas DIN (Deutsche Industrie Norms) e as configurações padrão JIS (Japanese Industry Standard).

Na imagem, o termo “OIL” inscrito na objetiva indica o meio de imersão apropriado para aquele equipamento.

No microscópio esquematizado na figura antecedente,

o canhão eletrônico e as lentes magnéticas são componentes básicos de qualquer tipo de microscópio.

A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.

O critério de Rayleigh, usado no cálculo da resolução de um equipamento ótico, é uma função exclusiva do diâmetro de abertura da lente.

A imagem formada pela ocular, vista pelo observador, é real e direita.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282