Com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (Mercosul), foi assinado em 1991 o Tratado de Assunção. O objetivo principal do referido tratado é a integração dos "Estados-Partes" a partir da livre circulação de bens, serviço e fatores produtivos. Contudo, o processo evolutivo do Mercosul, fez com que o bloco seja, atualmente, formado por duas categorias de países: "Estados-Partes" e "Estados Associados". Assinale a alternativa que indica dois atuais Estados-Partes do Mercosul.
Caso um pesquisador queria fazer um estudo somente sobre a cidade Madrid, a partir do mapa a seguir da península Ibérica, deve-se ter o seguinte prosseguimento na construção do mapa com base na concepção de escala cartográfica:
" A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70 do século XX, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informação, das ordens e dos homens."
(SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2011, pp.52-53 -Adaptado).
Segundo Milton Santos, a irradiação do meio técnico-científico-informacional se instala sobre o território brasileiro em áreas contínuas no que ele define por "Região Concentrada". Nessa regionalização do Brasil, elaborada pelo referido autor, "Região Concentrada" é formada por:
As vocábulos que podem substituir as palavras em destaque, pelo processo de antonímia, encontram-se respectivamente em:
I - E cada vez se detinha na cadeira.
II - E com a pele pareceu eriçar os lençóis, ferir a colcha.
III - Mas o colchão continuou imóvel como se vazio.