Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado

Julgue o próximo item, a respeito da neuroanatomia básica e do desempenho de suas funções.

Respiração, batimentos cardíacos e temperatura corporal estão sob a responsabilidade do tronco cerebral e diencéfalo.

No que se refere à neuropsicologia e à neuroanatomia, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Alexander Luria, são dois os sistemas funcionais do cérebro humano: o sistema de recepção, elaboração e conservação de informações; e o sistema de ativação e controle da atividade.

No que se refere à neuropsicologia e à neuroanatomia, julgue o item subsecutivo.

O tecido neuronal é capaz de se transformar e se adaptar às exigências do meio interno.

Julgue o item seguinte, que se refere a neuropsicologia, neuroanatomia, funções neuropsicológicas, atenção, memória e linguagem.

Alterações do nível da linguagem acarretam prejuízos a todas as funções psíquicas.

Joana, com setenta anos de idade, procura o médico, preocupada com seu marido, José, que tem oitenta e sete anos de idade. De acordo com ela, José anda dizendo coisas sem sentido, não lembra o que acabou de fazer, não consegue reproduzir um caso poucos minutos depois que o ouviu ou o narra logo em seguida como se fosse novidade. Além disso, não lembra quem é o atual presidente da República.

Tendo como referência esse caso clínico, julgue o item a seguir, a respeito das funções neuropsicológicas e da função da memória.

O caso em tela indica que José tem comprometimento da memória episódica, visto que ele apresenta empobrecimento importante de conhecimentos gerais.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282