Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado

Na figura precedente, em que o eixo vertical representa a resolução temporal em dias e o eixo horizontal a resolução espacial em metros, os pontos A, B, C e D representam quatro sistemas sensores que operam com diferentes resoluções espaciais e temporais. Considerando essa figura, julgue o item a seguir.

O sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) a bordo das plataformas Terra e Aqua é tipicamente representado pela letra C.

Considerando um terreno com 10 m × 10 m de área, situado na latitude 30º 30' 36" S e com declividade de 18º, julgue o item subsequente.

Em graus decimais, a referida latitude corresponde a 30,51º.

O armazenamento de dados vetoriais em programas de sistema de informações geográficas (SIG) utiliza a arquitetura denominada arco-nó. Com base na figura apresentada, julgue o item que se segue, acerca de conceitos básicos de SIG.

Na figura, identificam-se três polígonos (abertos e fechados).

Imagens multiespectrais são tipicamente obtidas por sensores que operam com quatro a sete bandas espectrais nas faixas do visível e do infravermelho. Com relação a sensores multiespectrais, julgue o item subsequente.

Uma característica importante das imagens multiespectrais é a resolução espacial, que tipicamente varia até 30 m.

Uma das etapas de elaboração de mapas temáticos é a da estimativa de erro de mapeamento. A esse respeito, julgue o item que se segue.

Erro de comissão ocorre quando determinada classe de mapeamento presente no terreno não aparece como tal no mapa temático.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282