Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d

Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que "nada valia a pena" e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.

Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

Trata-se de psicose reativa breve sem sequelas no psiquismo ou deterioração da personalidade, uma vez que o desligamento do trabalho foi o único motivo aparente entre o quadro mórbido apresentado e a vida pregressa do paciente, assim como os pródromos com sintomas negativos comumente presentes em casos de sofrimento psíquico grave.

Leia as afirmações abaixo sobre o texto:

I. As leis e o código de trânsito brasileiro garantem à população um trânsito mais seguro, apesar de “sempre nos deparamos com irresponsáveis, estressados e sem nenhum tipo de comprometimento com as leis e as regras de trânsito" (linhas 5 a 7).

II. O uso de bebidas alcoólicas e as más condições das estradas brasileiras são, entre outras, as principais causas dos acidentes de trânsito no Brasil.

III. Quem enfrenta diariamente o trânsito no país tem consciência de que dirigir “nos dias de hoje, aqui no Brasil, é um ato de extremo risco". (linha 1)

De acordo com o texto:

A placa (A-33b) corresponde ao alerta da alternativa:

Condições adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. O condutor defensivo deve ser capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações. Com relação às condições adversas, identifique e relacione as definições da primeira coluna com os termos da segunda coluna.

1- É a situação de pouca luminosidade, que ocorre ao anoitecer, ao amanhecer, no interior de túneis, viadutos e tempestade.

2- É a chuva acompanhada de pequenas pedras de gelo.

3- É uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz em nossos olhos.

( ) Granizo

( ) Penumbra ou lusco-fusco

( ) Ofuscamento

A sequência correta, considerando os espaços preenchidos de cima para baixo, é:

Antes de iniciar uma viagem com o seu veículo, o condutor deverá avaliar suas reais condições, e ter o bom senso necessário para evitar envolver-se em situações de risco. Dirigir quando sentir-se sem condições físicas ou emocionais põe em risco não só a sua vida, mas a de todos os usuários do trânsito. Diante dessas informações, considere a seguinte situação: “Após um dia exaustivo de trabalho, você está cansado e para retornar a sua casa deverá transitar por uma via de tráfego intenso”. Nessas condições, você deve adotar o procedimento da alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282