Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q766605

O objetivo do auditor, ao usar a amostragem em auditoria, é proporcionar uma base razoável para concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. A esse respeito, de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 530, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766600

Os procedimentos para obtenção de evidência de auditoria podem ser utilizados como procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que sejam aplicados pelo auditor. Com base nos conceitos da Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 500 (R1), relacione a coluna 1 à coluna 2 de acordo com os tipos de procedimentos previstos e possíveis de serem utilizados nos trabalhos de auditoria. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q766597

A Instrução Normativa (IN) Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União, dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança do Poder Executivo Federal. De acordo com a referida IN, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766604
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Auditor
Disciplina: Auditoria - Assuntos: Auditoria Interna

Com relação aos fatores que o auditor pode levar em consideração ao determinar o tamanho da amostra para os testes de detalhes e tendo como referência a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 530, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Quanto menor for a distorção tolerável, menor será o tamanho da amostra. ( ) Quanto mais alta for a avaliação do risco de distorção relevante do auditor, maior deve ser o tamanho da amostra. ( ) Quanto maior o nível de segurança de que o auditor precisa de que os resultados da amostra sejam de fato indicativos do valor real de distorção na população, excedido pela distorção real na população, maior o tamanho da amostra precisa ser. ( ) Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na amostra, maior deve ser o tamanho da população para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na amostra.

Carregando...
Q766596

Nos termos da Instrução Normativa nº 8, de 6 de dezembro de 2017, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União, assinale a alternativa correta em relação ao Programa Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ).

Carregando...
Q766595
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Auditor
Disciplina: Auditoria - Assuntos: Auditoria Interna

Assinale a alternativa correta de acordo com as Instruções Normativas nº 3, de 9 de junho de 2017, e nº 8, de 6 de dezembro de 2017, ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União.

Carregando...
Q766603
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Auditor
Disciplina: Auditoria - Assuntos: Auditoria

Identifique quais dos itens abaixo completam corretamente o texto e assinale a alternativa correta. Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria, das evidências de auditoria e conclusões alcançadas. Acerca desse assunto, abordado pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 230 (R1), o auditor deve preparar tempestivamente a documentação de auditoria, a fim de que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda: I. a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis. II. os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida. III. as discussões de assuntos insignificantes tratados com a administração e responsáveis pela governança. IV. os assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.

Carregando...
Q766594

Quanto à operacionalização das atividades de auditoria interna, de acordo com a Instrução Normativa nº 3, de 9 de junho de 2017, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766599

Com relação ao planejamento de auditoria, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TI 01 e NBC TA 300 (R1)) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O planejamento do trabalho da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. ( ) Um dos principais aspectos a serem considerados na análise de risco feita na fase de planejamento dos trabalhos se refere à extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas. ( ) O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Assim, quando elaborado de maneira adequada, auxilia o auditor a organizar o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente. ( ) Ao definir a estratégia global, o auditor deve, entre outros, identificar as características do trabalho para definir o seu alcance e determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho. ( ) O planejamento para a execução das auditorias deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, não sendo necessário constar nesse planejamento subsídios suficientes para a compreensão dos procedimentos que deverão ser aplicados em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

Carregando...
Q766602

O trabalho da auditoria interna constitui-se em exames e investigações, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração, incluindo testes e procedimentos para o desenvolvimento dos trabalhos. No momento em que a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01 menciona que um determinado tipo de teste visa à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade, está se referindo a:

Carregando...
Q766606

Identifique quais dos itens abaixo completam corretamente o texto e assinale a alternativa correta. O relatório da auditoria interna expressa de forma clara as conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade, devendo esse documento ser redigido com objetividade e imparcialidade. Nos termos da Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01, o relatório deve abordar no mínimo os seguintes aspectos: I. os riscos associados aos fatos constatados. II. os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão. III. a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas. IV. a capacidade da entidade de manter a sua continuidade operacional. V. eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria. VI. a responsabilidade da administração pela elaboração das demonstrações contábeis.

Carregando...
Q766598

No tocante à Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01, que trata da atividade de auditoria interna, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. II. A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. III. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou verbalmente, conforme a urgência do fato, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. IV. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade descobrir fraudes e agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para os órgãos de controle da administração pública. V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Carregando...
Q766601

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 500 (R1), assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282