APró-Reitoria de Planejamento eAdministração (Proplad) é responsável pela coordenação das atividades de assessoramento à Reitoria, em questões que perpassam todos os setores da Universidade.
A importância da Administração vai aumentando à medida que a sociedade e, consequentemente, as organizações tornam-se mais complexas.
A Terceira Revolução Industrial está situada no período compreendido entre as duas Grandes Guerras Mundiais.
É o processo no qual uma tarefa é divida em partes, e cada uma delas é atribuída a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
Amplitude de controle expressa o número de pessoas que integram uma equipe de trabalho associado a um responsável.
As reclamações e as sugestões dos clientes, consumidores ou cidadãos podem ser consideradas exemplos de comunicação descendente.
O controle nas organizações exige o estabelecimento de padrões extraídos diretamente dos objetivos ou resultados esperados.
Afunção material tem por objetivo a obtenção dos recursos econômicos, utilizando fontes de financiamento
e de investimento previstos no orçamento.
A criação de incentivos funcionais, como prêmios pela apresentação de ideias, concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio, é vedada aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do
modelo autocrático do uso da autoridade. Em essência, o líder orientado para a tarefa tem mais
preocupação com a tarefa do que com o grupo que a executa. (MAXIMIANO, 2012, p. 293).
Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para a
tarefa.
As diferentes etapas ou fases das mudanças organizacionais, sociais e administrativas duraram cada vez menos tempo.
As atividades de Controle estão relacionadas à determinação dos métodos e processos de realização das atividades.
Distribuição da autoridade em umaorganização, em diferentes níveis, constitui ahierarquia organizacional.
Os regulamentos e os manuais podem ser considerados exemplos de comunicação ascendente.
Um código de ética é uma carta reservada de intenções dos funcionários e colaboradores diretamente envolvidos no atendimento ao público.