O Terceiro Ciclo – o de Pós-Graduação – compreenderá prioritariamente um elenco de programas de formação na modalidade de Mestrado Profissional, que se articulam com programas de estágio ou de treinamento em serviço, sob a forma de Residências.
O Engenheiro de Minas Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro a propor a organização da empresa por funções.
Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos.
A missão da organização aponta sua razão de existir, é essencial e importante; logo toda organização possui uma missão.
A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.
Toda organização possui fluxos de comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (aquelas que fluem no sentido horizontal).
É mais comum encontrar em uma organização estruturada por funções a presença das funções logísticas, patrimoniais, materiais e individuais.
Um dos grandes idealizadores e disseminadores das práticas de aprendizagem organizacional foi Henry Mintzberg (1939).
A doutrina do interesse do acionista propõe que as empresas tenham, primordialmente, obrigações com seus acionistas, tendo o compromisso de maximizar o lucro.
O autor dessa canção dirige-se às pessoas em geral, enfatizando que elas se apresentem e sejam aceitas como realmente são, sem quaisquer restrições.
A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.
A estrutura da UFSB combinará, de modo orgânico, tanto no plano acadêmico quanto no administrativo, a descentralização da gestão de rotina com a centralização dos processos de regulação, de avaliação e de controle de qualidade.
O ingresso nos cursos da UFSB é feito mediante processo seletivo próprio, realizado para interessados nos estudos oferecidos por essa Universidade.
As habilidades humanas são utilizadas, predominantemente, pelo Administrador para definir estratégias, tomar decisões e fazer análises.
Quanto mais elevada a posição na carreira de Administrador, mais importantes são as competências técnicas para a atuação profissional.