Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 41 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O termo administração se refere ao processo de fazer com que as atividades sejam executadas, com eficácia e eficiência, por meio de outras pessoas e com elas. Considere as seguintes afirmativas sobre os termos “eficiência” e “eficácia”:
1– Eficácia e eficiência dizem respeito ao que está sendo feito e de que maneira; os termos são diferentes, mas estão inter–relacionados.
2– Eficiência significa executar a tarefa corretamente e se refere ao relacionamento entre entradas e saídas; eficácia significa fazer a tarefa certa, e, em uma organização, ela é traduzida como alcance da meta.
3– As organizações podem ser eficientes e, ainda assim, serem ineficazes.
4– As organizações podem ser eficazes, porém extremamente ineficientes.
Assinale a alternativa correta.

A qualidade atualmente está associada tanto à produção, aos produtos e à aplicação de técnicas como também a modelos de gestão. O gerenciamento para a qualidade, segundo Joseph M. Juran, envolve três processos universais de gerenciamento, conhecidos como Trilogia de Juran. Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:
1– Os processos da Trilogia de Juran são: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoramento da qualidade.
2– Identificar as necessidades específicas para melhoramento, ou seja, projetos de melhoramento, é uma das etapas do melhoramento da qualidade.
3– Desenvolver os produtos e processos necessários para atender às necessidades dos clientes, assim como determinar essas necessidades são atividades do controle da qualidade.
4– Comparar o desempenho real com as metas de qualidade e atuar nas diferenças é um dos passos do planejamento da qualidade.
Assinale a alternativa correta.

Quanto às etapas do processo de administração estratégica, é INCORRETO afirmar que elas se referem à:

A administração pública gerencial buscava maior:
1– impessoalidade.
2– direcionamento para resultados.
3– interesse público.
4– agilidade administrativa.
Estão corretos os itens:

Assinale a alternativa que se enquadra como técnica de administração de recursos humanos, utilizada em um ambiente interno.

De acordo com Chiavenato (2002), para que um treinamento possa atender ao objetivo de forma adequada e eficaz, é

necessário enfatizar o conteúdo e os objetivos. Com relação ao assunto, numere a coluna da direita de acordo com

sua correspondência com a coluna da esquerda.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Sobre remuneração e carreira, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Cabe à organização a responsabilidade pela definição de um plano de carreiras, que, por meio de trajetórias diversas, possibilite o crescimento e a ascensão do empregado.

( ) Vale ressaltar que um bom plano de carreira prevê movimentações verticais para posições de níveis superiores ao atual.

( ) Entre as vantagens de um plano de carreira, temos a de estabelecer e organizar o conjunto de expectativas que a empresa tem em relação às pessoas que nela trabalham.

( ) Compete à organização a decisão sobre qual trajetória de carreira o empregado deve seguir. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Considere as seguintes despesas:
1– Com indenização por demissão de servidores ou empregados.
2– Relativas ao incentivo à demissão voluntária.
3– Com planos de previdência social.
4– Com inativos custeados com recursos de fundos próprios.
O artigo 19, § 1º, da LRF estabelece que devem ser excluídos para fins de apuração das despesas com pessoal dos Municípios:

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1– Gestão fiscal é o controle da arrecadação tributária.

2– Essa lei é conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

3– Essa lei visa a dar amparo legal aos atos administrativos relacionados ao orçamento público, em todas as esferas de governo.

4– Finanças Públicas expressam a riqueza monetária do governo.

Assinale a alternativa correta.

Em relação aos orçamentos temáticos, assinale a alternativa INCORRETA.

Na Administração, é possível citar quatro meios gerenciais–administrativos ou processos utilizados para viabilizar os objetivos: planejamento, organização, liderança e controle. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1– Monitorar e avaliar são termos atualmente mais adequados para liderança, cuja função envolve a regulação do trabalho.
2– A organização independe do planejamento e visa a estruturação da empresa, por meio de atividades como distribuição de tarefas e alocação de recursos.
3– Planejamento significa estabelecer os objetivos que a organização buscará para obter a posição desejada no futuro, e a partir disso, definir tarefas e recursos necessários para o alcance desses objetivos.
4– Planejar, organizar, liderar e controlar são partes integrantes de um processo recíproco e repetitivo.
Assinale a alternativa correta.

Sobre a missão de uma organização, é correto afirmar que é o propósito:

Sobre as bases do controle na organização, é INCORRETO afirmar:

Sobre reengenharia, um modelo organizativo que surgiu em resposta às pressões econômicas e sociais dos anos 90, é INCORRETO afirmar:

A administração burocrática buscava maior:
1– impessoalidade.
2– direcionamento para resultados.
3– hierarquia.
4– agilidade administrativa.
Estão corretos os itens:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282