O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considere o item a seguir.
Mídia das fontes é uma expressão que remete ao fato de fontes de informações terem canais de divulgação direta com o público, sem passar pela mediação de um veículo de comunicação.
Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item a seguir.
Estudos relacionados ao newsmaking comprovam que as decisões de seleção sobre o que se torna notícia se devem mais a questões subjetivas que em razão das normas profissionais.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
No texto informativo, espera‐se que o título funcione para atrair a atenção do leitor e corresponda a uma mensagem independente, portanto dispensável para a decodificação do restante da notícia.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
Entre as funcionalidades do jornalismo digital em base de dados, está a de integrar os processos de apuração, composição, documentação e edição dos conteúdos.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
A natureza indicial da fotografia, ou seja, o vínculo físico entre o referente e a foto, leva à credibilidade e à veracidade dessa reprodução técnica, características que, em parte, justificam seu uso pelo jornalismo.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
A webTV explora o conceito de programação segmentada, trazido pela TV a cabo, ao focar a criação de canais dedicados a interesses particulares ou os grupos especializados de telespectadores.
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
A utilização da palavra “massa” para designar um público ou uma audiência carrega a presunção de algo amorfo, sem rosto e sem identidade.
A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A objetividade jornalística pode ser traduzida pelo compromisso de sempre ouvir os diferentes lados envolvidos em um fato, antes de sua divulgação.
O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considere o item a seguir.
O modelo da comunicação de massa, difundido pela Internet, marca uma relação de transmissão entre emissor e receptor, cabendo ao público o papel de observador passivo da informação.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
A resenha é um gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo‐o e enumerando aspectos considerados como relevantes sobre ele, sem emitir opinião.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
A atualização contínua é a característica do jornalismo digital responsável pelo acúmulo de informações técnica e economicamente mais viáveis.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
A multimidialidade é a capacidade trazida pela Internet de o leitor se sentir mais diretamente como parte do processo jornalístico.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
A função representativa da imagem, de tornar presente o ausente, como uma prática mágica, é amplamente exercida pelo cinema, pela televisão, pela propaganda, pela moda e pela Internet, entre outros.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
O processo de arquitetura da informação implica em organizar, navegar, marcar e buscar mecanismos, nos sistemas de informação, com vistas à usabilidade e à facilitação do conhecimento.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
Aplicativos autóctones oferecem suportes digitalizados para a produção e a distribuição de conteúdo de acordo com demandas específicas das mídias móveis.