As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica definem a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) em todos os níveis e em todas as etapas e modalidades, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino. Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, julgue os itens seguintes.
O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre
a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015,
com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor
abrange inovações no campo educacional. No que se refere a
esse documento legal, julgue os itens que se seguem.
Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.
Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da
prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes.
Para que o processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo transcorra de forma efetiva e eficiente, o professor deverá ser, preferencialmente, usuário nativo da Libras ou bilíngue.
Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
O planejamento do AEE em Libras é uma atribuição do professor especializado nesse atendimento.
Acerca do processo de ensino-aprendizagem da lingua á
portuguesa como segunda lingua para surdos, julgue os itens á
que se seguem.
O principal objetivo do ensino da língua portuguesa para indivíduos surdos é ampliar seu acervo textual para que sejam capazes de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita compreensível.
Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os
próximos itens.
Os verbos que não possuem marca de concordância permanecem inalteráveis, mesmo quando as pessoas do discurso mudam.
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas
características linguísticas, julgue os seguintes itens.
Na Libras, os sinais VARRER, NADAR e MAÇÃ são arbitrários.
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas
características linguísticas, julgue os seguintes itens.
Durante a sinalização, os artigos definidos podem ser considerados estruturas discursivas com boa funcionalidade, uma vez que podem explicitar as relações de gênero.
Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a EJA.
Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.
No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o
princípio da normalização orientou o atendimento
educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre
eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a
seguir.
A deficiência é analisada sob o enfoque socioantropológico e considerada como uma característica da diversidade social e humana.
Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da
prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva do indivíduo surdo, a língua de sinais é sua primeira língua (L1).
Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da
prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes.
A língua de sinais deverá ser ensinada após a aquisição do português escrito pelo aluno surdo, em processo análogo ao da alfabetização da criança ouvinte.
Acerca do processo de ensino-aprendizagem da lingua á
portuguesa como segunda lingua para surdos, julgue os itens á
que se seguem.
A proposta didático-pedagoágica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepcão educacional bilingue Libras á -português escrito.
Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os
próximos itens.
Na Libras, os classificadores (CL) podem se referir ao todo ou a uma parte do todo.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
A pedagogia surda enfatiza a educação na diferença, que ocorre na mediação intercultural e no respeito à identidade surda.