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Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

Estariam mantidas a correção gramatical e as ideias

gerais do texto caso o primeiro período do segundo

parágrafo do texto fosse assim reescrito: No que se

refere as instituições educacionais, urgem o

desenvolvimento de pesquisas e experiências de novas

formas de organização escolar que estejem distanciadas

do modelo industrial de ensino-aprendizagem.

Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.

A oração “Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo” expressa sentido concessivo em relação à outra oração do período.

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.

Em relação às diversas modalidades da educação previstas para o DF, julgue os próximos itens.

No contexto da educação do campo, a SEEDF propõe que as escolas considerem um conjunto de inventários acerca da realidade atual que evidencie, entre outras, as lutas sociais e as principais contradições vivenciadas na vida local, nacional e mundial.

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.

Os eixos transversais no currículo possibilitam o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/etapa/modalidade da Educação Básica.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

No período “É um novo tipo de letramento, um processo intuitivo no qual a imagem se sobrepõe à alfabetização tradicional” (linhas de 10 a 12), a forma verbal “É” poderia ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual por Trata-se de. Por outro lado, a substituição de “no qual” por onde prejudicaria a correção gramatical do período.

Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.

Em “Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores

do termo", o segmento “os gramáticos" é empregado

como termo essencial da oração.

Julgue os itens a seguir acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF).

A prestação do serviço de transporte coletivo, que tem caráter essencial, compete, privativamente, ao DF.

Julgue os itens subsequentes acerca das bases legais e dos temas da educação nacional e distrital.

De acordo com a CF, os estados e o DF atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e pré-escolar.

O documento que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) contém metas que são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência, as desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua população, a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais, e o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir

Entre as metas estruturantes que garantem o direito à Educação Básica com qualidade, encontra-se o estímulo, em todas as etapas e modalidades, da melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 5,0 nos anos finais do Ensino Fundamental; e 4,0 no Ensino Médio.

O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.

A Meta 3 do PDE trata da garantia, por meio de política de renovação e valorização do Ensino Médio, da aquisição de equipamentos e laboratórios (informática, ciências, artes), de espaços adequados para aprendizagem e fruição de práticas corporais para todas as instituições de Ensino Médio, bem como da produção de material didático.

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.

O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações por meio do planejamento da escola em geral e do currículo em particular, do processo de ensinar e aprender e da avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola.

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá articular-se, obrigatoriamente, com a Educação Profissional, conforme regulamento referente à articulação com o Ensino Médio regular na modalidade de EJA.

Em relação às diversas modalidades da educação previstas para o DF, julgue os próximos itens.

A educação integral ofertada no âmbito da SEEDF está pautada na ampliação de tempos, considerando que as atividades devem ser entendidas como educativas e curriculares; em espaços, observando a ressignificação do próprio ambiente escolar; e nas oportunidades educacionais, proporcionando uma formação que assegure o exercício da cidadania e a possibilidade de progressão no trabalho e em estudos posteriores.

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.

Na atualidade, a escola tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental de garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.

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