Para despertar o interesse das pessoas em algum serviço ou produto, há a necessidade de algum estímulo nesses sentidos e, para tanto, é imprescindível alguma forma/meio de comunicação. Se esses sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que instigar a atenção da sociedade, cada vez mais exigente, é uma tarefa hoje mais difícil e técnica. Daí vem a necessidade de os veículos de comunicação usarem não só todas as possibilidades de comunicação existentes, mas fazer isso de forma correta no sentido de busca pertinente e individual de acordo com cada ramo de atividade. Atinge-se um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo. Nesse contexto, estamos falando de qual tipo de comunicação?
O produtor de conteúdo e o designer devem se preocupar com a padronização gráfica que adotarão, respectivamente, na produção do texto e na solução gráfica. Observe, como exemplo, a fonte utilizada no título a seguir.
Com base na afirmação acima e no título apresentado, marque ( V ) VERDADEIRO ou ( F ) FALSO.
( ) Trata-se de um tipo bastonado (sem serifa).
( ) O tipo de fonte usado no título facilita a leitura na Web.
( ) É a fonte mais usada na mídia impressa.
( ) Especialistas apontam que, em geral, três tipos de letras podem ser aplicados na construção de um texto (que envolve título, subtítulo, antetítulo, olho). Mais do que isso já pode dificultar a leitura e a definição do estilo do material.
( ) Com a modernidade e avanço da internet, qualquer tipo de fonte pode ser aplicada aos textos na Web. Não há interferência desse tipo na leitura ou na legibilidade.
Assinale a alternativa que apresente a seqüência correta.
Título: "Palavra ou frase, geralmente composta em corpo maior do que o utilizado no texto, e situada com destaque no alto de notícia, artigo, seção, quadro etc., para indicar resumidamente o assunto da matéria e chamar a atenção do leitor para o texto." No jornalismo, é de fundamental importância saber como escolher um título para determinada matéria. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I. O título deve ser estruturado, de preferência com substantivos e verbos de ação e no presente; se possível, sem adjetivos.
II. O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral.
III. O subtítulo é cada um dos títulos que subdividem um texto extenso (notícia, artigo, entrevista). A divisão da matéria em vários trechos destacados é um recurso gráfico-visual destinado a tornar o texto mais atraente, menos cansativo e mais fácil de ler.
IV. O antetítulo (ou olho) pode ser definido como palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.
Está correto o que se afirma em:
Leia o trecho a seguir, extraído do site da Revista Veja.
Há várias maneiras de introduzir uma matéria jornalística. Portanto, há diversos tipos de lead. Sobre o lead acima, analise as afirmações:
I. É Informativo por resumir o essencial da matéria.
II. É Iniciativo, ou seja, chama a atenção do leitor para um ou vários aspectos particulares que apenas dão uma ideia do tema que vai ser desenvolvido, sem sintetizar o básico.
III. Pode ser classificado como lead Compensado (integral), já que sumariza os fatos principais de maneira clara e uniforme.
IV. É Circunstancial por enfatizar as circunstâncias nas quais ocorreu a história a ser narrada, dando um toque humano mais acentuado.
V. É Descritivo, apresentando uma visão do lugar onde a notícia ocorreu.
Está correto o que se afirma em:
A diagramação em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão, exige a aplicação de noções básicas de planejamento editorial e visual que seguem quatro princípios básicos: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste. O contraste é uma das maneiras mais eficazes de acrescentar algum atrativo visual a uma página, criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos. O ideal é que o leitor sempre seja capaz de, imediatamente, compreender exatamente o que o material representa. Quanto ao seu emprego, analise as afirmações:
I. O contraste pode ser trabalhado por meio de fontes: corpo da letra, peso, como também por uso de fios, espaçamento, fundos etc.
II. Pode-se alcançar o contraste de várias maneiras: uma letra grande pode se contrastar com uma pequena; uma textura lisa com uma áspera, um elemento horizontal com um vertical, linhas espaçadas com linhas juntas.
III. Pode-se usar um fio fino com um grosso ou uma cor fria com uma quente, como por exemplo, azul com verde.
Está correto o que se afirma em: