Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para despertar o interesse das pessoas em algum serviço ou produto, há a necessidade de algum estímulo nesses sentidos e, para tanto, é imprescindível alguma forma/meio de comunicação. Se esses sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que instigar a atenção da sociedade, cada vez mais exigente, é uma tarefa hoje mais difícil e técnica. Daí vem a necessidade de os veículos de comunicação usarem não só todas as possibilidades de comunicação existentes, mas fazer isso de forma correta no sentido de busca pertinente e individual de acordo com cada ramo de atividade. Atinge-se um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo. Nesse contexto, estamos falando de qual tipo de comunicação?

O produtor de conteúdo e o designer devem se preocupar com a padronização gráfica que adotarão, respectivamente, na produção do texto e na solução gráfica. Observe, como exemplo, a fonte utilizada no título a seguir.


Com base na afirmação acima e no título apresentado, marque ( V ) VERDADEIRO ou ( F ) FALSO.

( ) Trata-se de um tipo bastonado (sem serifa).

( ) O tipo de fonte usado no título facilita a leitura na Web.

( ) É a fonte mais usada na mídia impressa.

( ) Especialistas apontam que, em geral, três tipos de letras podem ser aplicados na construção de um texto (que envolve título, subtítulo, antetítulo, olho). Mais do que isso já pode dificultar a leitura e a definição do estilo do material.

( ) Com a modernidade e avanço da internet, qualquer tipo de fonte pode ser aplicada aos textos na Web. Não há interferência desse tipo na leitura ou na legibilidade.

Assinale a alternativa que apresente a seqüência correta.

Título: "Palavra ou frase, geralmente composta em corpo maior do que o utilizado no texto, e situada com destaque no alto de notícia, artigo, seção, quadro etc., para indicar resumidamente o assunto da matéria e chamar a atenção do leitor para o texto." No jornalismo, é de fundamental importância saber como escolher um título para determinada matéria. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

I. O título deve ser estruturado, de preferência com substantivos e verbos de ação e no presente; se possível, sem adjetivos.

II. O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral.

III. O subtítulo é cada um dos títulos que subdividem um texto extenso (notícia, artigo, entrevista). A divisão da matéria em vários trechos destacados é um recurso gráfico-visual destinado a tornar o texto mais atraente, menos cansativo e mais fácil de ler.

IV. O antetítulo (ou olho) pode ser definido como palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.

Está correto o que se afirma em:

Leia o trecho a seguir, extraído do site da Revista Veja.

Há várias maneiras de introduzir uma matéria jornalística. Portanto, há diversos tipos de lead. Sobre o lead acima, analise as afirmações:

I. É Informativo por resumir o essencial da matéria.

II. É Iniciativo, ou seja, chama a atenção do leitor para um ou vários aspectos particulares que apenas dão uma ideia do tema que vai ser desenvolvido, sem sintetizar o básico.

III. Pode ser classificado como lead Compensado (integral), já que sumariza os fatos principais de maneira clara e uniforme.

IV. É Circunstancial por enfatizar as circunstâncias nas quais ocorreu a história a ser narrada, dando um toque humano mais acentuado.

V. É Descritivo, apresentando uma visão do lugar onde a notícia ocorreu.

Está correto o que se afirma em:

A diagramação em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão, exige a aplicação de noções básicas de planejamento editorial e visual que seguem quatro princípios básicos: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste. O contraste é uma das maneiras mais eficazes de acrescentar algum atrativo visual a uma página, criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos. O ideal é que o leitor sempre seja capaz de, imediatamente, compreender exatamente o que o material representa. Quanto ao seu emprego, analise as afirmações:

I. O contraste pode ser trabalhado por meio de fontes: corpo da letra, peso, como também por uso de fios, espaçamento, fundos etc.

II. Pode-se alcançar o contraste de várias maneiras: uma letra grande pode se contrastar com uma pequena; uma textura lisa com uma áspera, um elemento horizontal com um vertical, linhas espaçadas com linhas juntas.

III. Pode-se usar um fio fino com um grosso ou uma cor fria com uma quente, como por exemplo, azul com verde.

Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282