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Embora elevada à categoria de cidade pela Lei Municipal n° 07, de 15/07/1898, a escolha do prefeito de Jambeiro, em eleição direta pelo voto popular, só aconteceu após a queda do regime ditatorial de Getúlio Dorneles Vargas em:

O caput do ___________________________________ estabelece que "Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, ... ".

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima:

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.

Esses objetivos de área são coerentes com os objetivos gerais estabelecidos para o Ensino Fundamental.

O ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos tenham desenvolvido, entre outras, as seguintes capacidades:

I - Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

II - Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.

III - Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do meio ambiente.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estão corretas apenas as afirmativas:

Ronildo Aparecido Teixeira, Lucy Kelly de Paula e Carlos Alberto de Souza, eleitos em 2016 para o quadriênio 2017/2020 em Jambeiro, são respectivamente:

Nos primeiros ciclos, por meio de diferentes atividades, os estudantes conhecem fenômenos, processos, explicações e nomes, debatendo diversos problemas e organizando várias relações. É uma aprendizagem, muitas vezes lúdica, marcada pela interação direta com os fenômenos, os fatos e as coisas. Poderão também construir noções cientificas com uma menor complexidade e abrangência, ampliando suas primeiras explicações, conforme seu desenvolvimento permite.

Nos ciclos finais, conforme as aquisições anteriores, os estudantes poderão trabalhar e sistematizar ideias cientificas mais estruturadas.

Onde estão explicitadas, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, os alcances de aprendizagem dos diferentes conceitos?

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