Ir para o conteúdo principal

Atualmente, a disciplina de Artes encontra-se em um cenário relativamente reconhecido e valorizado na Educação. Entretanto, ao longo dos anos e da própria história do Brasil, a Arte na escola modificou-se. Sobre o percurso da disciplina de Arte-educação no Brasil, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo.

(__) O Canto Orfeônico, que vigorou no Brasil a partir da década de 30, foi substituído pela disciplina de Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961.

(__) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

(__) Nas décadas de 70 e 80, os professores de Educação Artística responsabilizaram-se por Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas nas escolas de ensino fundamental, configurando-se como professores polivalentes.

(__) Os professores de Educação Artística eram capacitados em cursos de curta duração e seguiam documentos oficiais (guias curriculares) que apresentavam atividades e livros didáticos que não explicitavam fundamentos, orientações teórico-metodológicas, ou bibliografias específicas.

(__) Com a Lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Marque a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282