Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Há muito tempo, busca-se, na sala de aula, o ensino de língua portuguesa

com base na variação linguística, a pluralidade dos falares, especialmente após a

criação dos PCN. A imagem ao lado (“Todas as línguas do Brasil") retrata um

mito, segundo Bagno (2002: 15), de que:


Para a compreensão efetiva desse quadrinho por parte de um aluno do

Ensino Fundamental II, na tentativa de levá-lo a captar a sua comicidade,

primeiramente, é relevante salientar que as duas personagens são loiras; em

seguida, deve-se considerar a fala de cada personagem: “Sabia que é preciso

3 ovelhas para fazer uma camisola?"; “Eu nem sabia que elas tricotavam!". É

imperioso que se lance mão de dois aspectos determinantes para ele alcançar

essa efetiva compreensão, ou seja, a significação e o contexto. Para atingir

esse objetivo, o aluno tem de:


Na história do brinquedo na Educação, dizemos corretamente que:

O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?

O contexto em que ocorre a cena descrita pela autora expõe o contraste entre dois grupos sociais que apresentam características bem distintas (“massa escura” versus “crianças brancas”). Tal distinção é um dos condicionantes de que tipo de variação?

Com base nas estratégias de desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, apresentar apenas o lide (“Parada em um sinal de trânsito, uma cena capturou minha atenção e me fez pensar como, ao longo da vida, a segregação da sociedade brasileira nos bestializa”) aos alunos poderia ser utilizado como uma atividade de:

De acordo com a “definição de critérios para avaliação da aprendizagem”, a capacidade de “redigir textos na modalidade escrita nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que o aluno:

Os gêneros textuais, citados nos PCN, com base na teoria de Bakhtin (1992), caracterizam-se por três elementos. Associe cada

elemento a sua definição e assinale a opção que traz a sequência correta, de cima para baixo.


Conduzir o aluno à compreensão efetiva da distinção entre subordinação e coordenação requer as bases

de uma gramática mais contextualizada, em que se observam e analisam, com mais detalhes, as relações

semânticas entre os enunciados. Com base na imagem ao lado, as estratégias docentes devem levar o aluno

a entender que o elo semântico entre essas duas orações:


Perini (1997) aponta que “o ensino de gramática tem três defeitos, que o inutilizam enquanto

disciplina: primeiro, seus objetivos estão mal colocados; segundo, a metodologia adotada é

seriamente inadequada; e, terceiro, a própria matéria carece de organização lógica". Na figura ao

lado, há um diálogo entre a professora (“Agora eu vou ensinar as novas regras gramaticais.") e o

aluno (“Mas, professora, eu ainda não sei nem as antigas."). Essa situação constitui um exemplo

bem específico de um desses defeitos. Com base nisso, assinale a asserção correta.


© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282