Há muito tempo, busca-se, na sala de aula, o ensino de língua portuguesa
com base na variação linguística, a pluralidade dos falares, especialmente após a
criação dos PCN. A imagem ao lado (“Todas as línguas do Brasil") retrata um
mito, segundo Bagno (2002: 15), de que:
Para a compreensão efetiva desse quadrinho por parte de um aluno do
Ensino Fundamental II, na tentativa de levá-lo a captar a sua comicidade,
primeiramente, é relevante salientar que as duas personagens são loiras; em
seguida, deve-se considerar a fala de cada personagem: “Sabia que é preciso
3 ovelhas para fazer uma camisola?"; “Eu nem sabia que elas tricotavam!". É
imperioso que se lance mão de dois aspectos determinantes para ele alcançar
essa efetiva compreensão, ou seja, a significação e o contexto. Para atingir
esse objetivo, o aluno tem de:
Na história do brinquedo na Educação, dizemos corretamente que:
O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?
O contexto em que ocorre a cena descrita pela autora expõe o contraste entre dois grupos sociais que apresentam características bem distintas (“massa escura” versus “crianças brancas”). Tal distinção é um dos condicionantes de que tipo de variação?
Com base nas estratégias de desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, apresentar apenas o lide (“Parada em um sinal de trânsito, uma cena capturou minha atenção e me fez pensar como, ao longo da vida, a segregação da sociedade brasileira nos bestializa”) aos alunos poderia ser utilizado como uma atividade de:
De acordo com a “definição de critérios para avaliação da aprendizagem”, a capacidade de “redigir textos na modalidade escrita nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que o aluno:
Os gêneros textuais, citados nos PCN, com base na teoria de Bakhtin (1992), caracterizam-se por três elementos. Associe cada
elemento a sua definição e assinale a opção que traz a sequência correta, de cima para baixo.
Conduzir o aluno à compreensão efetiva da distinção entre subordinação e coordenação requer as bases
de uma gramática mais contextualizada, em que se observam e analisam, com mais detalhes, as relações
semânticas entre os enunciados. Com base na imagem ao lado, as estratégias docentes devem levar o aluno
a entender que o elo semântico entre essas duas orações:
Perini (1997) aponta que “o ensino de gramática tem três defeitos, que o inutilizam enquanto
disciplina: primeiro, seus objetivos estão mal colocados; segundo, a metodologia adotada é
seriamente inadequada; e, terceiro, a própria matéria carece de organização lógica". Na figura ao
lado, há um diálogo entre a professora (“Agora eu vou ensinar as novas regras gramaticais.") e o
aluno (“Mas, professora, eu ainda não sei nem as antigas."). Essa situação constitui um exemplo
bem específico de um desses defeitos. Com base nisso, assinale a asserção correta.