No que se refere à tecnologia assistiva, analise os itens abaixo e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A tecnologia assistiva trata da resolução de dificuldades funcionais de pessoas com deficiência nas áreas de mobilidade, autocuidado, adequação postural, acesso ao conhecimento, produção de escritas, dentre outras.
II – É preciso ter atenção às características do estudante e ao planejamento de aula do professor para descrever a utilização adequada de recursos pedagógicos de acessibilidade na escola.
III – No contexto escolar, há atividades que exigem competências como leitura, escrita, produção gráfica, manifestação oral, exploração de ambientes e materiais. A dificuldade do estudante com deficiência não impede ou limita de participar da turma.
A Resolução CNE/CEB n. 4, de 2 de outubro de 2009, institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. No que se refere a esse documento, assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere ao aluno com deficiência intelectual, é correto afirmar o seguinte:
No que se refere à atuação do professor com o aluno com perda leve/moderada da audição, assinale a alternativa correta:
O direito à educação das pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais requer fundamentação em três princípios:
Em sentido amplo, pode-se afirmar que, no paradigma da _____________, o aluno deve ser preparado para se adequar à escola, enquanto que, no paradigma da ________________, a escola deve se adequar às necessidades do aluno.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas: