No que concerne à alfabetização e ao letramento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A alfabetização é simplesmente a relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade' ou de “prontidão" da criança.
II – A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.
III – O letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.
IV – A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. O aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.
Considerados historicamente, os métodos de alfabetização podem ser agrupados em:
A infância é uma fase do desenvolvimento humano repleta de descobertas e construções individuais e coletivas. As instituições escolares podem ser agentes potencializadores desse processo, implementando propostas educacionais centralizadas no aluno e suas necessidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à ideia acima descrita:
As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem possibilitar às crianças experiências com a linguagem escrita e o contato com diversos materiais escritos, entendendo que o que caracteriza um ambiente alfabetizador:
Podem ser considerados objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil:
No que se refere ao erro no processo de aprendizagem, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O erro está relacionado a estratégias reguladoras, devendo ser evitado através de ações de auto-orientação e controle pelo professor.
II – Possibilita uma intervenção mais significativa, a partir da compreensão de como o aluno constrói suas hipóteses.
III – O erro é uma evidência do processo extrínseco da aprendizagem do aluno, sendo parte do processo de aprender construtivamente.
IV – O erro é uma demonstração de como o aluno pensa, que dificuldades apresenta e o que é necessário aprender.
V – O erro é a tentativa de acerto para evitar o conflito cognitivo, resultante do processo de elaboração particular de cada indivíduo.