Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 21 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que concerne à alfabetização e ao letramento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A alfabetização é simplesmente a relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade' ou de “prontidão" da criança.

II – A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.

III – O letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.

IV – A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. O aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.

Considerados historicamente, os métodos de alfabetização podem ser agrupados em:

A infância é uma fase do desenvolvimento humano repleta de descobertas e construções individuais e coletivas. As instituições escolares podem ser agentes potencializadores desse processo, implementando propostas educacionais centralizadas no aluno e suas necessidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à ideia acima descrita:

As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem possibilitar às crianças experiências com a linguagem escrita e o contato com diversos materiais escritos, entendendo que o que caracteriza um ambiente alfabetizador:

Podem ser considerados objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil:

No que se refere ao erro no processo de aprendizagem, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O erro está relacionado a estratégias reguladoras, devendo ser evitado através de ações de auto-orientação e controle pelo professor.

II – Possibilita uma intervenção mais significativa, a partir da compreensão de como o aluno constrói suas hipóteses.

III – O erro é uma evidência do processo extrínseco da aprendizagem do aluno, sendo parte do processo de aprender construtivamente.

IV – O erro é uma demonstração de como o aluno pensa, que dificuldades apresenta e o que é necessário aprender.

V – O erro é a tentativa de acerto para evitar o conflito cognitivo, resultante do processo de elaboração particular de cada indivíduo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282