Aos seus alunos, o Professor de Geografia pode apresentar o seguinte fragmento:
O Professor de Geografia poderá utilizar a oportunidade para esclarecer aos seus alunos que o Panamá se localiza na seguinte região:
Em sala de aula, através dos dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor pode explorar indicadores sociais do Estado do Maranhão, comparando- o com os demais Estados e analisando seus aspectos que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para execução de tal intento pedagógico, o Professor poderá afirmar que, dos dados de 2010 do IBGE, o IDH do Estado do Maranhão é o seguinte:
As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988, que colocou sobre novas bases os direitos indígenas. No que se refere à Educação Escolar Indígena na LDB 9.394/96, é assegurado às comunidades indígenas um ensino baseado:
Em sala de aula, através dos dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor poderá trabalhar a densidade demográfica do Estado do Maranhão, comparando- o com os demais Estados e analisando seus aspectos. E, para execução de tal ação educativa, o Professor poderá afirmar que, de acordo com dados de 2010 do IBGE, a densidade demográfica do Estado do Maranhão é a seguinte:
Em sala de aula, o Professor de Geografia pode trabalhar aspectos geográficos do Estado do Maranhão com os alunos do Ensino Fundamental. E de tal forma, poderá corretamente considerar que:
Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “estrutura geológica da Terra" com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “circulação e transportes" com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: