No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “corpo humano: organização e alguns sistemas” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Para iniciar uma aula de Ciências Naturais, o Professor pode apresentar a seguinte imagem aos alunos:
Pode ainda, esclarecer que se trata de tipo de champignon. E que alguns são comestíveis, tendo grande uso na culinária. Na oportunidade, o Professor poderá corretamente classificá-las como:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “energia elétrica” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Para atender uma matriz curricular que propõe aos alunos conhecer alguns seres microscópios, como bactérias, fungos, protozoários e vírus o Professor de Ciências Naturais deverá trabalhar o seguinte eixo norteador com os mesmos:
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Ciências poderá apresentar a seguinte charge:
No contexto das Ciências Naturais, a partir da charge apresentada, o Professor poderá desenvolver a seguinte temática:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “magnetismo” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
Com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, o Professor de Ciências poderá apresentar a seguinte charge:
No contexto das Ciências Naturais, a partir da charge apresentada, o Professor poderá desenvolver a seguinte temática:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
De acordo com a tabela periódica dos elementos químicos, a IUPAC, pode-se afirmar que o Iodo ( I ) está presente na seguinte família:
No corpo humano, a progesterona, garante a continuidade da gestação depois dela iniciada. Esse hormônio – a progesterona, é produzido pela seguinte glândula endócrina:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “seres microscópicos” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Conjunto de hífas que constituem os fungos com raízes de certas plantas"
No contexto das Ciências Naturais, o fragmento acima conceitua:
Leia o fragmento abaixo:
O fragmento acima representa uma oportunidade de trabalhar a seguinte temática transversal com os alunos em sala de aula:
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Dobra ou invaginação da membrana citoplasmática em certas bactérias originando uma região onde se concentram as enzimas respiratórias"
No contexto das Ciências Naturais, o fragmento acima conceitua: