A Equipe de Saúde da Família (ESF) é uma estratégia que visa atender indivíduos e as famílias de forma integral e contínua, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Marque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas
( ) A importância dos Agentes nos serviços básicos de saúde no município começa a enfocar a família como unidade de ação programática de saúde, não mais enfocando somente o indivíduo, mas introduzindo a noção de cobertura por família.
( ) É uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde em detrimento de uma estratégia que possibilite a integração, que promova a organização das atividades em um território e que enfrente os problemas ali identificados.
( ) Tem como objetivo reorganizar a prática assistencial, centrada no hospital, passando a enfocar a família em seu ambiente físico e social com prestação de serviços mais resolutivos, integrais e voltados para a saúde como um direito social e humano.
( ) Não é um atendimento simplificado, pelo contrário, é uma expansão da atenção primária à saúde em direção à incorporação de práticas preventivas, educativas e curativas mais próximas da vida cotidiana da população e, principalmente, dos grupos mais vulneráveis.
Marque a opção correta:
Leia atentamente as duas afirmativas e marque a opção correta.
I. Os movimentos sociais, por vezes, têm como um dos objetivos, serem complementos das lutas de classe, e outras vezes, são vistos como alternativas aos movimentos de classes tradicionais e partidos políticos de esquerda.
II. A condição social (classe em si) e a organização para luta (classe para si) representam uma relação dialética do desenvolvimento das classes.
No Brasil, nos anos 1970, militantes de várias correntes de psiquiatrias e psicologias se reuniram no Movimentos dos Trabalhadores de Saúde Mental e organizaram congressos em níveis regionais e até nacionais, dos quais, na década de 1980, se originou o que chamamos de Movimento de Reforma Psiquiátrica. Considerando esta assertiva, assinale abaixo a alternativa que não representa uma realidade ou bandeira da Reforma Psiquiátrica.
Considere alguns apontamentos sobre os desafios àqueles cuja matéria é, cotidianamente, lidar com as sequelas decorrentes do processo de constituição das desigualdades a partir da lei geral da acumulação.
I – É fundamental conhecer as muitas faces da questão social no Brasil, das quais a mais perversa é a desigualdade econômica, política, social e cultural a que estão sobmetidas milhões de pessoas, o que requisita um grande esforço de pesquisa sobre o Brasil. É necessário e imprescindível conhecer profundamente nossa matéria: a questão social brasileira.
II – A questão social se apresenta como um eixo central capaz de de articular a gênese das expressões inerentes ao modo de produzir-se e reproduzir-se do capitalismo contemporâneo, o que envolve as mudanças no mundo do trabalho; suas manifestações e expressões concretas na realidade social
III – Falar sobre direitos e sua relação com a totalidade da vida social pressupõe considerar os indivíduos em sua vida cotidiana, espaço-tempo em que as expressões da questão social se efetivam, sobretudo, como violação de direitos.
IV – Estabelecer as relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas; com suas buscas e iniciativas (individuais e/ou coletivas) para enfrentar diversidades; com seus sonhos e frustrações diante das expectativas de empreender dias melhores.
Marque a alternativa correta: