Em relação à Bioética e ao dever dos profissionais da área da saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com sequência correta.
( ) É dever do profissional da área de saúde respeitar a dignidade de cada um, sua intimidade, seus valores culturais e religiosos.
( ) A consciência moral tem como base o dever de fazer o bem e evitar o mal.
( ) O profissional de saúde, no cumprimento de seus direitos, deve cooperar para o aborto seguro e a eutanásia, que aliviarão o sofrimento do paciente.
( ) O princípio da não maleficência se baseia na ideia de que nenhum mal deve ser feito ao outro. Assim, não é permitida ação que consista em malefício intencional a cobaias ou a pacientes.
( ) A distribuição dos serviços de saúde e cuidados de saúde pelos profissionais deve ser feita de forma igualitária, independentemente da particularidade de cada indivíduo.
Como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, o acolhimento, a partir da análise dos processos de trabalho, favorece a construção de relação de confiança e compromisso entre as equipes e os serviços e possibilita avanços na aliança entre usuários, trabalhadores e gestores da saúde em defesa do SUS, como uma política pública essencial para a população brasileira. Em relação ao acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, assinale a alternativa correta.
As lesões por pressão são caracterizadas como danos localizados na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, ou então relacionadas a um dispositivo médico ou outro artefato. Considerando que se trata de um evento adverso evitável, assinale a alternativa que apresenta as principais condutas preventivas para o surgimento das lesões por pressão.
Um dos métodos adotados no mundo tem sido o Método do Sistema de Triagem de Manchester, concebido para permitir ao profissional de saúde atribuir rapidamente uma prioridade clínica a cada indivíduo. Desse modo, a tomada de decisão é parte integrante e importante da prática clínica e de enfermagem.
Acerca da classificação de risco, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que o termo destacado substitui um substantivo e introduz uma oração que o restringe semanticamente.
Sobre o estudo desenvolvido por Yan em 2012, assinale a alternativa correta.
Referente ao termo “cibercondríaco”, assinale a alternativa correta.
Em “[...] na hora de checar uma dose de medicamento ou verificar um tratamento novo.”, a conjunção destacada expressa
São características das políticas públicas de saúde no Regime Militar (a partir de 1964):
I. serviços voltados para promoção à saúde e à prevenção de doenças;
II. serviços que respondem aos interesses dos produtores de insumos, de equipamentos e aos produtores de serviços;
III. prioridade para a rede de serviços do estado em detrimento da terceirização dos serviços de saúde;
IV. organização da prática médica em moldesmais capitalistas.
Deve se reunir periodicamente para monitorar e avaliar a execução do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) e, em particular, o acesso às ações e aos serviços de saúde na Região.
O enunciado se refere
No contexto da Humanização em Saúde, pode-se afirmar que humanizar o SUS requer estratégias que são construídas entre trabalhadores, usuários e gestores dos serviços de saúde. O resultado esperado é um grau de contato e comunicação entre pessoas e grupos ampliados, sem hierarquia, reforçando a produção de saúde com qualidade. Tal consideração, dentro da Humanização em Saúde, encontra-se no contexto do/da
Acerca das medidas de prevenção e controle de infecções no centro cirúrgico, assinale a alternativa correta.
Os profissionais de saúde devem saber diferenciar Saúde Pública de Saúde Coletiva para então adequar suas ações conforme a necessidade da população atendida. Nesse sentido, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. São consideradas ações de Saúde Coletiva: o monitoramento de doença, agravos e o número de mortes por determinada patologia.
II. À Saúde Pública compete ações voltadas para saneamento básico, controle de infecções comunitárias, higiene pessoal, diagnóstico precoce para tratamento e prevenção de doenças.
III. A Saúde Coletiva trabalha com as necessidades de saúde, ou seja, todas as condições requeridas não apenas para evitar a doença e prolongar a vida, mas também para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
IV. São ações de Saúde Pública: a vigilância, a investigação e o controle de riscos e danos à saúde.
As precauções universais, também denominadas precauções básicas ou padrão, têm o objetivo de minimizar os riscos de contaminação cruzada entre ambiente, pacientes e profissionais. A respeito das precauções acompanhadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente de 74 anos, sexo masculino, procurou o Pronto-Socorro municipal com queixa de dificuldade miccional. Nas últimas 24 horas, percebeu piora acentuada dos sintomas,
apresentando micção em gotas, polaciúria, disúria, noctúria e incontinência de urgência. Antecedentes pessoais: diagnóstico de hiperplasia prostática benigna – não seguiu as orientações e o tratamento. Exame físico: região suprapúbica distendida e globo vesical palpável. PA = 140 x 80mmHg; FC = 92 bpm; FR = 18 mrpm; T = 36,5°C. Foi realizado Cateterismo vesical de demora. A respeito desse caso, assinale a alternativa que apresenta um dos principais cuidados que a equipe de enfermagem deve ter com a SVD.