O espaço é um elemento muito importante na comunicação via Língua de Sinais. Sua organização e seu uso podem estabelecer uma boa comunicação ou não. Liddell (2000) apresenta três tipos de uso de espaço nas Línguas de Sinais e um deles é o espaço token. A definição desse é:
Quadros (1997) cita que, em condições de input linguístico adequado, crianças surdas, aprendendo Língua de Sinais, apresentam estágios de aquisição de língua análogos aos das crianças ouvintes aprendendo língua oral. Quais são esses estágios?
Segundo Jakobson, a linguagem possui uma
variedade de funções, para compreendê-las é
necessário considerar os elementos que constituem
o ato de comumicação (remetente, contexto,
mensagem, canal, código e destinatário). Com base
nesses elementos, o autor identifica seis funções da
linguagem, cada uma delas centrada em um deles.
Leia as assertivas, a seguir, a respeito das funções
da linguagem e marque a alternativa correta.
I. O trecho “[...] a gente almoça e só se coça, e se
roça, e só se vicia [...]”, da música flor da idade
de Chico Buarque (1973), é um exemplo de
função poética, visto que caracteriza-se pelo
foco na mensagem e em seu sentido.
II. “Quem faz inglês, faz mais sucesso.” Este texto
foi tirado de um outdoor de uma escola de
idiomas, trata-se de um exemplo de função
conativa, dado que centra-se no destinatário e
objetiva persuadí-lo.
III. Chamamos de função fática aquela que está
centrada no canal. Um exemplo dela seria a
utilização da palavra “alô” ao atender o
telefone.
IV. Em maio de 1994, o jornal Folha de São Paulo
publicou a seguinte manchete: “Acidente mata
Ayrton Senna”, podemos afirmar que trata-se
de função referencial, pois está centrada no
contexto e visa transmitir informação.
Marcuschi propõe “que se veja a Linguística do
Texto, mesmo que provisória e genericamente,
como o estudo das operações linguísticas e
cognitivas reguladoreas e controladoras da
produção, construção, funcionamento e recepção de
textos escritos ou orais. Seu tema abrange a coesão
superficial ao nível dos constituintes linguísticos, a
coerênica conceitual ao nível semântico e cognitivo
e o sistema de pressuposições e implicações a nível
pragmático da produção do sentido no plano das
ações e intenções. Em suma, a Linguística Textual
trata o texto como um ato de comunicação
unificado num complexo universo de ações
humanas. Por um lado, deve preservar a
organização linear que é o tratamento estritamente
linguístico, abordado no aspecto da coesão e, por
outro lado, deve considerar a organização
reticulada ou tentacular, não linear; portanto, dos
níveis do sentido e intenções que realizam a
coerência no aspecto semântico e funções
pragmáticas” (1983, p. 12-13).
Coerência e coesão representam propriedades
fundamentais para o estabelecimento de
textualidade. Assinale a alternativa que apresenta
somente termos relativos à coesão textual.
Leia o trecho a seguir da música Alegria, Alegria
de Caetano Veloso.
Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
[...]
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot
[...]
Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento
Eu vou
Eu tomo uma Coca-Cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou
[…]
Marque a alternativa em que o termo ou expressão
em destaque apresente sentido conotativo.
No caso do uso dos pronomes possessivos, marque a alternativa que apresenta a interpretação adequada da charge.
Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.
De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:
O LibreOffice é um pacote gratuito de aplicações para escritório, que suporta a criação e a edição de textos formatados, planilhas eletrônicas, desenhos vetoriais, gráficos e apresentações multimídia. Considere as alternativas a seguir e marque a opção correta.
Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.
Considerando a relação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal para a compreensão da charge, não é adequado afirmar que:
Assinale a alternativa em que as regras de concordância foram obedecidas.
Em conformidade com o artigo 16 da Lei n.º
9394/1996, compõem o sistema federal de ensino:
I. Universidades federais;
II. Instituições de educação superior criadas e
mantidas pela iniciativa privada;
III. Instituições de educação superior mantidas
pelo Poder Público municipal;
IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia;
V. Escolas de ensino fundamental e médio
vinculadas às universidades (colégios de
aplicação);
VI. Instituições de educação especial mantidas
pela União;
VII. Escolas estaduais de ensino médio;
VIII. As instituições de ensino fundamental e médio
criadas e mantidas pela iniciativa privada.
Marque a alternativa que contempla todas as
instituições do sistema federal de ensino
anteriormente mencionadas, e não relacione
instituição dos sistemas de ensino estadual ou
municipal.
Todas as informações acadêmicas e administrativas que trafegam nas redes de computadores das instituições de ensino devem ser protegidas de ataques, invasões ou alterações não autorizadas ou não autenticadas. As sentenças a seguir definem ações relacionadas à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade, exceto.