Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação
Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a
qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II ) Apresenta, como
bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado
ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional
concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes
recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre
Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não
enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: <
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio
2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da
língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância
desse uso no trecho:
Enunciado: Observe o texto abaixo, digitado no OpenOffice Writer 4.1 Ele foi formatado utilizando-se a
barra de estilos e formatação, do OpenOffice, que pode ser vista parcialmente na figura a seguir:
Para alcançar o resultado apresentado, após a seleção do texto, foram utilizadas quais opções do menu?