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Com base nas ideias apresentadas pelo texto, pode-se afirmar:

I. A sala de aula deve incorporar as novas tecnologias, uma vez que os alunos já estão habituados aos recursos proporcionados pelo contexto digital.

II . O uso dos recursos tecnológicos tornam as aulas interessantes e depreciadas.

III. Abnegando o fato de que as tecnologias estão incorporadas no contexto do aluno, o professor poderá requerer maior diligência por parte dos alunos.

IV. Os recursos tecnológicos não precisam, necessariamente, estar presentes em todas as aulas.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

As assertivas abaixo tratam de conceitos relativos às políticas educacionais e sociais. Analise-as:

I. A assistência estudantil pode ser definida como o processo pelo qual se ajuda financeiramente um estudante a permanecer e ter êxito na instituição educacional, através de bolsas de extensão, pesquisa, ensino, ou mesmo com auxílios do tipo moradia, alimentação e transporte.

II. Vulnerabilidade social é a condição que coloca um indivíduo em privação material, limitando-lhe o acesso adequado aos bens de consumo e ao bem-estar.

III. O conceito "aluno-equivalente" é um indicador educacional diferente de "matrícula".

IV. Mesmo as taxas de evasão (abandono) escolar sendo altas na educação brasileira, na rede federal, são consideradas significativamente pequenas, dada a qualidade do ensino e a estrutura educacional oferecida, principalmente nos cursos técnicos integrados, cujo público-alvo está no âmbito da educação básica obrigatória. Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) assertiva(s) CORRETA(S):

Em 2013 (primeira edição) o Conselho Federal de Psicologia publicou e disponibilizou para download gratuito o documento: "Referências técnicas para a atuação de Psicólogos na educação básica". Esse documento foi produzido por uma instância nacional, sediada no Conselho Federal de Psicologia, com unidades locais, sediadas nos Conselhos Regionais de Psicologia. Tal instância tem como objetivo consolidar a produção de referências para a atuação de psicólogas e psicólogos em políticas públicas por meio de pesquisas coordenadas nacionalmente. Em outras palavras, objetiva promover a qualificação da atuação profissional de psicólogos que atuam em políticas públicas por meio de pesquisas e da sistematização e divulgação de informações acerca da prática profissional da categoria em tais políticas. Sobre como se chama essa instância do Sistema Conselhos de Psicologia assinale a alternativa CORRETA:

A respeito das escolas pedagógicas e suas diferentes tendências, associe a segunda coluna com a primeira.

I. Pedagogia Liberal

II. Pedagogia Libertadora

III. Pedagogia Tecnicista

IV. Pedagogia Progressista

V. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

( )Termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

( ) Tem como pressuposto que a aprendizagem só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica com a realidade vivida pelo educando. Seu principal inspirador e divulgadorfoi Paulo Freire (1921-1997).

( ) O papel da escola, segundo essa tendência, é funcionar como modeladora do comportamento humano, través de técnicas específicas. Compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para que os indivíduos se integrem de forma adequada ao sistema social e mercado de trabalho.

( ) Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Por isso, os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de dasses através do desenvolvimento da cultura individual.

( ) Tem como princípio a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber. Defende que a atuação da escola consiste na preparação do aluno, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. Dessa forma é possível fornecerlhe instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Para Carbone, Brandão, Leite e Vilhena (201 0), o mapeamento de competências tem como propósito identificar o gap ou a lacuna de competências, ou seja, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização. O passo inicial desse processo consiste em identificar e descrever as competências necessárias para a consecução dos objetivos da organização. O segundo passo é estabelecer o grau de importância e realizar a avaliação do grau de domínio dos colaboradores em relação as competências. Multiplicando o grau de importância da competência pelo grau de domínio dos colaboradores (em escala invertida), obtêm-se o gap de competências. Com o gap de competências em mãos, a área de desenvolvimento de pessoas pode planejar treinamentos que desenvolvam as competências com maior grau de lacuna. Os autores Carbone, Brandão, Leite e Vilhena (2010), sugerem que, ao se descrever uma competência, deve-se seguir alguns cuidados metodológicos. As competências devem ser descritas em termos de comportamentos observáveis no ambiente de trabalho e devem conter estes elementos: Comportamento (verbo + objeto de ção) + Critério + Condição.

Assinale abaixo a afirmativa CORRETA, ou seja, que contêm a descrição de uma competência com todos os critérios metodológicos de descrição apontados no texto acima.

Na Lei n° 11.892 de 2008, no §2° do Artigo 2° está expresso:

"§ 2º No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais."

Acreditação e certificação, referem-se respectivamente a:

A "Saúde e Segurança" dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma preocupação permanente das gestões da instituição. As ações referentes às condições de trabalho para os servidores orientam-se pela legislação vigente e, a norma de referência para abordagem dos Riscos Ocupacionais Ergonômicos e a Norma Regulamentadora 17 (N R17), denominada de Ergonomia. Pela natureza educacional da Instituição muitas das "atividades exigem solicitação intelectual e atenção constante", nos locais onde são executadas tais atividades, como por exemplo "salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros" para esses ambientes segundo a NR17 são recomendadas condições de conforto, como:

I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no IN METRO;

lI. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s;

IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Na atuação em instituições de Educação, os psicólogos necessitam de subsídios teóricometodológicos que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, considerando as diferenças individuais e a promoção da inclusão. Nessa perspectiva, analise as seguintes assertivas:

I. Mesmo sem laudo emitido por profissionais externos, a Instituição Federal de Ensino pode fornecer planos de estudo adaptados às necessidades especiais na aprendizagem.

II. É importante que o psicólogo escolar concentre seus esforços no diagnóstico e tratamento dos transtornos da aprendizagem.

III. Educação Especial e Educação Inclusiva podem ser considerados conceitos equivalentes, pois, em ambos, existe uma iniciativa de assegurar condições de aprendizagem para estudantes com necessidades educacionais especiais.

IV. O termo "Pessoa com Deficiência" é mais adequado que "Pessoa Portadora de Necessidades Especiais" para referir-se aos sujeitos com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) assertiva(s) CORRETA(S):

Considerando a concepção, elaboração e realização de projetos de pesquisa em Psicologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) As perspectivas com viés crítico afirmam que pesquisa e política são indissociáveis. Essas abordagens são usadas na pesquisa educacional, inclusive na interface com a Psicologia.

( ) O termo "experimento verdadeiro" é utilizado equivocadamente nas pesquisas quantitativas, uma vez que não há verdade absoluta em nenhuma pesquisa.

( ) No método quantitativo, não existe interferência da subjetividade do pesquisador.

( ) Ao elaborar um projeto de pesquisa, é fundamental encontrar a(s) perspectiva(s) teórica(s) por trás da metodologia a ser empregada. Quanto mais perspectivas forem usadas, mais embasada será a pesquisa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Sob a perspectiva do pensamento sistêmico, a escola é um sistema aberto, ou seja, os comportamentos de uma pessoa influenciam e, concomitantemente, são influenciados pelos comportamentos de todas as outras pessoas que participam desse sistema. Nessa linha de pensamento, o desenvolvimento humano pode ser entendido pelo Modelo Bioecológico proposto por _______ , que busca uma visão mais integrada do ser humano, de seu contexto, de sua história de vida, das rotinas e processos de seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Promover a qualidade de vida dos servidores é um dos objetivos estratégicos do Instituto Federal de Santa Catarina. De acordo com Lipp, 1996, os estudos e as publicações sobre stress e seus efeitos abrangem não só as consequências do stress no corpo e na mente humana, mas também suas implicações para qualidade de vida da humanidade.

Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com as definições de estresse e agentes estressares apresentadas abaixo.

I. É um processo temporário de adaptação que compreende modificações físicas e mentais.

II. sentimentos como perda, medo, ira, entre outros, ou acontecimentos como casamento, divórcio, mudanças (de casa, escola, cidade, etc.), em que o componente afetivo se faz mais proeminente.

III. são avaliados como ameaçadores à integridade do indivíduo ou a seu patrimônio (físico ou psicossocial), tais como a iminência ou a vivência de um assalto, envolvimento em uma discussão, seleção a um emprego, provas, etc.

IV. são provenientes do ambiente externo tais como ruídos, frio ou calor intenso e/ou persistente, acidentes, fome, dor, etc., ou que interferem predominantemente no corpo do indivíduo, como excesso de exercícios físicos, alimentação pesada, utilização de drogas, etc.

( ) Estresss

( ) Estressares emocionais

( ) Estressares físicos

( ) Estressares cognitivos

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

De acordo com o Decreto n° 1.171 de 22/06/1994, analise as afirmações:

I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens.

II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Assinale a opção CORRETA:

Sobre a atuação do psicólogo em programas de Orientação Profissional (OP), marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Ao psicólogo, recomenda-se atenção à conjuntura histórica e social do trabalho, o que significa pensar em intervenções de cunho reflexivo para além da escolha profissional em OP.

( ) Pode-se praticar OP com sujeitos em diferentes fases profissionais, inclusive com aqueles que já escolheram e trabalham há anos em uma carreira.

( ) Quando se atua em cursos técnicos integrados, é desnecessário implementar programas de OP, uma vez que o diploma técnico já direciona os estudantes para uma área de atuação profissional.

( ) Os métodos e técnicas de uso privativo do psicólogo em OP são os testes psicológicos.

( ) Por lidar cotidianamente com a desigualdade social, os psicólogos que trabalham nos Institutos Federais devem priorizar práticas de mobilização e transformação social, o que implica problematizar modelos individualizantes de OP.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Os Documentos de Referências Técnicas são recursos que o Conselho Federal de Psicologia oferece às psicólogas (os) que atuam no âmbito das políticas públicas como recurso para qualificação e orientação de sua prática profissional. Tendo em vista o documento "Referências técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica", assinale a alternativa INCORRETA:

O _______ é a resposta a um estado prolongado de estresse, ocorre pela cronificação deste, quando os métodos de enfrentamento falharam ou foram insuficientes. Enquanto o _______ pode apresentar aspectos positivos ou negativos, o _______ tem sempre um caráter negativo (distresse). Por outro lado, o _______ está relacionado com o mundo do trabalho, com o tipo de atividades laborais do individuo. Além disso, comporta uma dimensão, social, inter-relacionai, através da despersonalização, o que não necessariamente ocorre no _________ (Gil-Monte e Peiró, 1997; Moreno, Garrosa e González, 2001).

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche as lacunas do texto acima.

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