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De acordo com Maria Margarida de Andrade e João Bosco Medeiros (2009, p.209), no livro Comunicação em Língua Portuguesa,

"Escrever é uma atividade intelectual que se caracteriza como processo; suas várias fases comportam seleção e delimitação do assunto, planejamento das ideias, formulação de um objetivo a atingir. O princípio orientador da formação de um parágrafo é o mesmo de um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas são as três partes de um parágrafo" (ANDRADE; MEDEIROS, 2009, p.209) Nesse sentido, são formas de desenvolvimento de parágrafo, EXCETO:

A respeito do papel que deve ser desempenhado pelo professor de Língua Portuguesa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As práticas de letramento têm a ver com o desenvolvimento de habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. ( ) Espera-se que o professor de Língua Portuguesa seja um educador a partir da visão "bancária" proposta por Paulo Freire. ( ) Na visão sócio-histórica de Vygotsky, a sala de aula é o local da sistematização de conhecimentos e o professor é o mediador. ( ) A elaboração didática proposta por Haltê aplica a teoria da transposição didática, que é o fato de transpor o conhecimento científico para o conhecimento aplicável, ou seja, o conhecimento que será ensinado aos alunos. ( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita, de modo que o aluno consiga ler e escrever. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Assinale a alternativa que contém o fenômeno linguístico CORRETO da região citada:

Leia as afirmativas que orientam o professor de Português a trabalhar com gêneros textuais em sala de aula, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). I. O professor de Português deve seguir a indicação dos PCN's e trabalhar com gêneros discursivos variados, possibilitando que os alunos reconheçam a função social dos textos. II. Devem ser privilegiados para a prática de leitura e escuta de textos os gêneros compreendidos nestes três grupos: gêneros acadêmicos, publicitários e de divulgação científica. III. Acerca dos gêneros orais, é preciso que os alunos dominem aqueles que apeiam a aprendizagem escolar de Língua Portuguesa e de outras áreas (como exposição, relatório de experiência, entrevista, debate) e, também, os gêneros da vida pública no sentido mais amplo do termo (como debate, teatro, palestra, entrevista). IV. O professor de Português deve escolher uma das sugestões didáticas para a formação de leitores: a leitura autônoma (feita pelo aluno) ou a leitura em voz alta pelo professor. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Leia os trechos que expõem considerações acerca do ensino de línguas: I. " A educação linguística implica a ação pedagógica que leve o estudante a perceber a língua e a linguagem como fenômenos históricos complexos, a compreender seu funcionamento, usos e formas, bem como a saber usá-la com propriedade nas modalidades oral e escrita, em especial para estudar e aprender e viver sua subjetividade." (BRITTO, Luiz Percival Leme. Lnquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p.84) II. "Uma obra literária é um texto que faz pensar e sentir de modo mais profundo e duradouro e que, por isso, tem de ser lido mais vagarosamente, e mesmo relido." (PERRONE-MOISES, Leyla. Mutações da Literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p.37) III. A consciência explícita por parte do falante acerca da influência da relação fala/escrita concorre para melhorar o desempenho no letramento, paralelamente à ação natural da escolarização através da autocorreção por exemplo. (MOLLICA, Maria Cecilia. Da Linguagem Coloquial à Escrita Padrão. Rio de Janeiro: ?Letras, 2003, p. 7) IV. A defesa do cânone, por parte de Harold Bloom, sugere que já quem 1994, ano de publicação de seu livro, se consolidara a desconfiança perante a história da literatura tradicional, apoiada em identidades nacionais e autoriais até então indiscutíveis. O resultado é que, ao ser jogada fora a água do banho, talvez o bebê tenha ido junto, já que o descarte da História da Literatura foi acompanhado do desmanche de um conceito unitário de literatura. (ZILBERMAN, Regina. A teoria da Literatura nos bancos escolares. In: CECHINEL, André (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Ediunesc, 2016, p.411 ). Assinale somente a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) divergência(s) em relação à proposta de ensino de línguas orientada pelos documentos norteadores para a educação nacional:

De acordo com o texto do linguista Srrio Possenti, qual alternativa apresenta uma construção em uso no português brasileiro atual?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão:

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