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Leias as afirmativas a seguir: I. O tópico frasal assemelha-se ao lead do texto jornalístico. Pode estar expresso na forma interrogativa e, geralmente, é utilizado no começo do parágrafo, contribuindo com o desenvolvimento da ideia. II. São formas de desenvolvimento de parágrafo: exploração de aspectos espaciais, citação de exemplos, exposição de ideias análogas ou apresentação de razões, causas, consequências e efeitos. III. Paralelismo semântico e gramatical são vícios de linguagem que configuram problemas de coesão textual. IV. No que se refere à coerência textual, a intertextualidade é um fator importante. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Em Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos 1750-1880, Antônio Cândido (2013, p.353) afirma que, no Romantismo, o nacionalismo se exprimiu em vários poemas épicos, sendo estes representados pelos textos:

A cultura digital está alterando a forma como nos comunicamos e tem criado novos comportamentos comunicacionais, muitos dos quais podem ser considerados disruptivos em relação à fase das interações nalógicas. Nesse contexto, o professor lida cotidianamente com situações novas e tem vivenciado uma rescente integração de tecnologias da informação e comunicação à vida dos estudantes, inclusive, na relação com o professor e com os conteúdos na sala de aula. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas:

( ) O MOODLE, amplamente utilizado na educação, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do I FSC. Dentre as diversas opções de recursos e atividades deste ambiente encontra-se o "Laboratório de avaliação". Tal funcionalidade possibilita um workshop no qual os estudantes realizam a submissão de texto digital diretamente na atividade ou por upload de arquivo, revisão, atribuição de notas, correção e classificação a partir de critérios definidos pelo professor.

( ) A comunicação síncrona em sala de aula é alcançada, por exemplo, com o uso de ferramentas digitais como e-mail e fórum.

( ) O hipertexto provoca no leitor uma sensação de desorientação e tem como principais características a não linearidade discursiva, a alternância entre tipos de linguagens e a utilização de diferentes fontes de informação. Por isso, na definição de uma arquitetura pedagógica com uso de mídias, deve-se evitar o hipertexto para salvaguardar assim o ritmo do processo de ensino e aprendizagem.

( ) A ubiquidade tecnológica é um processo superado contemporaneamente que tende a desaparecer dada a presença de equipamentos mobile como os smartphones e os tablets.

( ) Além de e-mail, grupos de mensagens instantâneas e comunicações oficiais em formato digital, outras ferramentas como conferências online passaram a ser necessárias ao fazer profissional na educação em rede. A videoconferência permite a comunicação assíncrona entre os participantes com áudio e vídeo a partir de localizações geográficas distintas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

De acordo com 8akhtin, os usos da língua são tão variados quanto as possibilidades de interação humana. Assim, enunciados específicos para determinadas situações sociais, constituídos historicamente, configuram aquilo que esse autor chama de ___________ _ Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

Cacoepia é a pronúncia irregular, diferente da prevista ou postulada pela prosódia (acentuação e entonação adequada dos fonemas de acordo com a variedade padrão da língua). Há palavras que admitem dupla pronúncia, como xérox e xerox; outras como a palavra "rubrica" aceitam apenas a pronúncia como paroxítona; dessa forma, pronunciar "rúbrica" (como proparoxítona) causaria uma inadequação. Com base nessas informações, assinale a única alternativa que não admite dupla pronúncia.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos principias de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência( ... ). Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais". Sobre os aspectos gerais da redação oficial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

( ) Há consenso de que o padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal, e se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

( ) O uso do padrão culto implica emprego de linguagem burocrática e figuras de linguagem próprias da língua literária.

( ) A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.

( ) A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial e atende, basicamente ao princípio de economia linguistica, fazendo-se necessário eliminar passagens substanciais do texto para reduzi-lo em tamanho.

( ) Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza é algo que se atinge por si só: ela independa das demais características da redação oficial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Analise as informações a seguir e assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre a língua no espaço catarinense:

Para simbolizar na escrita a pronúncia real de um som, usa-se um alfabeto especial, o alfabeto fonético. Os sinais fonéticos são colocados entre colchetes e os fonemas entre barras oblíquas (CUNHA; CINTRA, 2001, p.28). Com base nas possibilidades de alterações fonéticas existentes na Língua Portuguesa e o fenômeno de variação e mudança linguística, podemos afirmar que:

Considerando os fatores coesão e coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009

Sobre texto, leitura e produção de sentido, considere as afirmações a seguir:

KOCH, lngedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo:Contexto, 2006

I. Texto é a representação do pensamento de um sujeito o qual controla o seu dizer, cabendo ao leitor a decodificação dessa representação mental.

II. O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos não sendo algo que preexista a essa interação.

III. Texto é o lugar de funcionamento dos implícitos, que são detectáveis apenas quando se tem o contexto sociocognitivo dos participantes da interação.

IV. A leitura é o ato de ler o texto e compreender o seu sentido, e exige do leitor a mobilização de

estratégias como seleção, inferência, compreensão, elucidação para a captação do sentido.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Rocha Lima (2002, p. 13) ao conceituar os fonemas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa diz que "à gramática só interessa classificar aqueles sons da fala que concorrem para distinguir uma palavra de outra; de tal sorte que eles não podem substituir-se mutuamente sem alterar o sentido das palavras onde figuram." Pode(m) servir de exemplo(s) para a afirmativa do autor:

Assinale a alternativa CORRETA:


Leia as afirmativas abaixo, acerca da atuação do professor de Português no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

I. É necessário que o professor elabore seu plano de ensino de forma a pensar em estratégias e modos de interdisciplinaridade com outras unidades curriculares, mesmo com aquelas que compõem a grade técnica dos cursos.

II. Nos projetos integradores que envolvem mais de uma unidade curricular, o professor de Português deve atuar como revisor de textos dos alunos.

III. Em projetos de pesquisa e extensão, os editais preveem que o professor de Português deve ficar restrito a propostas de projeto nas áreas de Língua e Literatura.

IV. É muito enriquecedor para os alunos quando o professor de Português trabalha em parceria com professores de outras áreas, por exemplo, na preparação de aulas que envolvem pesquisa de campo e posterior elaboração de relatório técnico.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Com relação às teorias sobre variação linguística, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A variação diatópica ocorre por conta das diferenças na composição de cada comunidade linguística, geralmente ocorrendo no nível semântico. Um exemplo, a palavra "mandioca", também conhecida como "macaxeira" e "aipim". ( ) A variação linguística pode ocorrer nos níveis semântico, fonético e morfológico, mas nunca no nível sintático. ( ) A variação diastrática é relacionada aos grupos sociais. Como exemplo, é possível citar o vocabulário específico de membros de uma profissão. ( ) A variação diafásica é relacionada ao contexto comunicativo. Cada instância determinará o uso de determinados recursos linguísticos. ( ) A variação sincrônica ocorre através do tempo. Os usuários de um determinado grupo linguístico vão adaptando sua língua ao passar dos anos. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

O campo interdisciplinar da Linguística que se ocupa do estudo dos dialetos, das dinâmicas territoriais das línguas, da variação linguística no plano espacial é a _________ Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

O Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL - foi criado em 2006 e tem o objetivo de promover políticas públicas para a formação de leitores no Brasil. A respeito desse plano, assinale a alternativa CORRETA:

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