Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q641460

Em Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos 1750-1880, Antônio Cândido (2013, p.353) afirma que, no Romantismo, o nacionalismo se exprimiu em vários poemas épicos, sendo estes representados pelos textos:

Carregando...
Q641458

Leias as afirmativas a seguir: I. O tópico frasal assemelha-se ao lead do texto jornalístico. Pode estar expresso na forma interrogativa e, geralmente, é utilizado no começo do parágrafo, contribuindo com o desenvolvimento da ideia. II. São formas de desenvolvimento de parágrafo: exploração de aspectos espaciais, citação de exemplos, exposição de ideias análogas ou apresentação de razões, causas, consequências e efeitos. III. Paralelismo semântico e gramatical são vícios de linguagem que configuram problemas de coesão textual. IV. No que se refere à coerência textual, a intertextualidade é um fator importante. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Carregando...
Q641465

A cultura digital está alterando a forma como nos comunicamos e tem criado novos comportamentos comunicacionais, muitos dos quais podem ser considerados disruptivos em relação à fase das interações nalógicas. Nesse contexto, o professor lida cotidianamente com situações novas e tem vivenciado uma rescente integração de tecnologias da informação e comunicação à vida dos estudantes, inclusive, na relação com o professor e com os conteúdos na sala de aula. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas:

( ) O MOODLE, amplamente utilizado na educação, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do I FSC. Dentre as diversas opções de recursos e atividades deste ambiente encontra-se o "Laboratório de avaliação". Tal funcionalidade possibilita um workshop no qual os estudantes realizam a submissão de texto digital diretamente na atividade ou por upload de arquivo, revisão, atribuição de notas, correção e classificação a partir de critérios definidos pelo professor.

( ) A comunicação síncrona em sala de aula é alcançada, por exemplo, com o uso de ferramentas digitais como e-mail e fórum.

( ) O hipertexto provoca no leitor uma sensação de desorientação e tem como principais características a não linearidade discursiva, a alternância entre tipos de linguagens e a utilização de diferentes fontes de informação. Por isso, na definição de uma arquitetura pedagógica com uso de mídias, deve-se evitar o hipertexto para salvaguardar assim o ritmo do processo de ensino e aprendizagem.

( ) A ubiquidade tecnológica é um processo superado contemporaneamente que tende a desaparecer dada a presença de equipamentos mobile como os smartphones e os tablets.

( ) Além de e-mail, grupos de mensagens instantâneas e comunicações oficiais em formato digital, outras ferramentas como conferências online passaram a ser necessárias ao fazer profissional na educação em rede. A videoconferência permite a comunicação assíncrona entre os participantes com áudio e vídeo a partir de localizações geográficas distintas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
Q639427

Assinale as afirmações verdadeiras com V e as falsas com F, sobre o acesso à Educação Inclusiva:

( ) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação nas escolas especiais, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.

( ) O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

( ) Escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

( ) Importante que os governos adotem o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todos os sujeitos em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
Q639371

No Artigo segundo da Lei 11.892, está expresso: "§ 2º No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais." Acreditação e certificação, referem-se respectivamente a:

Carregando...
Q641471

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos principias de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência( ... ). Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais". Sobre os aspectos gerais da redação oficial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

( ) Há consenso de que o padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal, e se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

( ) O uso do padrão culto implica emprego de linguagem burocrática e figuras de linguagem próprias da língua literária.

( ) A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.

( ) A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial e atende, basicamente ao princípio de economia linguistica, fazendo-se necessário eliminar passagens substanciais do texto para reduzi-lo em tamanho.

( ) Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza é algo que se atinge por si só: ela independa das demais características da redação oficial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
Q641464

De acordo com 8akhtin, os usos da língua são tão variados quanto as possibilidades de interação humana. Assim, enunciados específicos para determinadas situações sociais, constituídos historicamente, configuram aquilo que esse autor chama de ___________ _ Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

Carregando...
Q641469

Cacoepia é a pronúncia irregular, diferente da prevista ou postulada pela prosódia (acentuação e entonação adequada dos fonemas de acordo com a variedade padrão da língua). Há palavras que admitem dupla pronúncia, como xérox e xerox; outras como a palavra "rubrica" aceitam apenas a pronúncia como paroxítona; dessa forma, pronunciar "rúbrica" (como proparoxítona) causaria uma inadequação. Com base nessas informações, assinale a única alternativa que não admite dupla pronúncia.

Carregando...
Q639375

Leia as afirmativas em relação a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina- CEFET-SC em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFSC, que ocorreu em 2008.

I. Com a transformação de CEFET-SC para IFSC, as "Unidades de Ensino" passaram a ser denominadas "Câmpus".

II. No ano de 2008, o IFSC era composto pelos Câmpus de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó, Araranguá e Florianópolis-Continente.

III. No ano de 2008, ocorreu a federalização das escolas comunitárias: Centro Politécnico Geraldo Weminghaus - CEPEG em Jaraguá do Sul e Centro Tecnológico Industrial Metal-Mecânico - CETIMM em Xanxerê, que passaram a compor os Câmpus do IFSC.

IV. O Câmpus Florianópolis-Continente, é a antiga Escola Catarinense de Gastronomia.

V. A sede da Reitoria do IFSC está situada na cidade de Blumenau.

Assinale a alternativa que apresenta somente as alternativas CORRETAS.

Carregando...
Q641470

Leia as afirmativas abaixo, acerca da atuação do professor de Português no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

I. É necessário que o professor elabore seu plano de ensino de forma a pensar em estratégias e modos de interdisciplinaridade com outras unidades curriculares, mesmo com aquelas que compõem a grade técnica dos cursos.

II. Nos projetos integradores que envolvem mais de uma unidade curricular, o professor de Português deve atuar como revisor de textos dos alunos.

III. Em projetos de pesquisa e extensão, os editais preveem que o professor de Português deve ficar restrito a propostas de projeto nas áreas de Língua e Literatura.

IV. É muito enriquecedor para os alunos quando o professor de Português trabalha em parceria com professores de outras áreas, por exemplo, na preparação de aulas que envolvem pesquisa de campo e posterior elaboração de relatório técnico.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Carregando...
Q641449

Analise as informações a seguir e assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre a língua no espaço catarinense:

Carregando...
Q641451

Para simbolizar na escrita a pronúncia real de um som, usa-se um alfabeto especial, o alfabeto fonético. Os sinais fonéticos são colocados entre colchetes e os fonemas entre barras oblíquas (CUNHA; CINTRA, 2001, p.28). Com base nas possibilidades de alterações fonéticas existentes na Língua Portuguesa e o fenômeno de variação e mudança linguística, podemos afirmar que:

Carregando...
Q641468

Rocha Lima (2002, p. 13) ao conceituar os fonemas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa diz que "à gramática só interessa classificar aqueles sons da fala que concorrem para distinguir uma palavra de outra; de tal sorte que eles não podem substituir-se mutuamente sem alterar o sentido das palavras onde figuram." Pode(m) servir de exemplo(s) para a afirmativa do autor:

Assinale a alternativa CORRETA:


Carregando...
Q641463

Sobre texto, leitura e produção de sentido, considere as afirmações a seguir:

KOCH, lngedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo:Contexto, 2006

I. Texto é a representação do pensamento de um sujeito o qual controla o seu dizer, cabendo ao leitor a decodificação dessa representação mental.

II. O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos não sendo algo que preexista a essa interação.

III. Texto é o lugar de funcionamento dos implícitos, que são detectáveis apenas quando se tem o contexto sociocognitivo dos participantes da interação.

IV. A leitura é o ato de ler o texto e compreender o seu sentido, e exige do leitor a mobilização de

estratégias como seleção, inferência, compreensão, elucidação para a captação do sentido.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Carregando...
Q641456

Considerando os fatores coesão e coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282