Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q780826

“Decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é baixada e os pés são elevados, oferecendo melhor visualização dos órgãos pélvicos durante a abertura ou em cirurgia laparoscópicas de abdome inferior ou de pelve, ou cirurgia vascular”, esta definição se refere ao seguinte posicionamento cirúrgico:

Carregando...
Q780833

O Brasil está entre os 30 países de alta carga para Tuberculose (TB) e co-infecção pelo M. tuberculosis e HIV (TB-HIV), considerados prioritários pela Organização Mundial de Saúde para o controle da doença no mundo. A TB persiste como importante e desafiador problema no âmbito da saúde da população, sendo uma das enfermidades mais prevalentes entre as pessoas em situação de pobreza no mundo com elevada carga em termos de mortalidade, juntamente com o HIV/aids e a malária (Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil-MS, 2018). Uma das estratégias de intervenção e controle da equipe de saúde em relação a essa doença é a educação permanente em saúde. Sobre as ações de educação permanente relacionadas à TB, analise as afirmativas indicando “V”, se verdadeira, ou “F”, caso falsa e, em seguida, escolha a alternativa que contém a sequência correta: ( ) Treinamentos e capacitações aos profissionais de saúde sobre a tuberculose devem incluir, principalmente, abordagem sobre a vacinação DTP. ( ) Deve-se aproveitar a oportunidade da vacinação para realizar educação em saúde voltada à prevenção da tuberculose. ( ) Analisar, periodicamente, os dados de cobertura da vacina DTP, criando estratégias para alcance e manutenção das metas propostas para cada ano. ( ) Capacitar periodicamente os vacinadores incluindo temas como a higienização das mãos; a conservação, dose e técnica correta para a administração subcutânea da vacina são cuidados muito importantes. A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:

Carregando...
Q780821

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2019, a estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama contribui para a redução do estágio de apresentação deste, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Sobre os fatores de risco elevados para o câncer de mama, estão corretos os itens a seguir, exceto:

Carregando...
Q780819

Com relação à administração dos serviços de enfermagem, atente-se ao conceito a seguir: “Conjunto de tecnologias destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas; e ofertada de forma humanizada.” Esse conceito refere-se à Gestão

Carregando...
Q780840

As recomendações das diretrizes para prevenção de infecção em sítio cirúrgico são elencadas de acordo com o período no qual a assistência é prestada. Sobre as práticas recomendadas para o preparo transoperatório, assinale a opção incorreta.

Carregando...
Q780838

É fundamental na Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) o diagnóstico precoce, acompanhamento efetivo pelas equipes da Atenção Básica, pois o controle da pressão arterial (PA) reduz complicações cardiovasculares e desfechos como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, entre outros. Sobre o rastreamento, diagnóstico e acompanhamento da HAS, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q780844

Sobre as práticas recomendadas para controle e monitoramento de rotina dos processos de esterilização, analise as afirmativas abaixo:

I. É obrigatório realizar, diariamente, antes da primeira utilização do dia, o teste de Bowie-Dick para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar da autoclave assistida por bomba a vácuo, com autoclave vazia e pré-aquecida.

II. O monitoramento do processo de esterilização deve ser realizado com Integrador Químico (no mínimo, tipo V), em cada carga, em pacote - teste - desafio (manual ou disponível comercialmente), segundo rotina definida pelo próprio setor.

III. O monitoramento dos parâmetros físicos deve ser registrados a cada cinco ciclos de esterilização.

IV. O monitoramento do processo de esterilização com Indicador Biológico deve ser feito mensalmente, em pacote - teste - desafio (manual ou disponível comercialmente), posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização do equipamento

Assinale

Carregando...
Q780837

A administração da antibioticoprofilaxia cirúrgica, quando indicada, deve ser feita na vigência de

Carregando...
Q780825

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que aproximadamente 585.000 mulheres em todo o mundo morreram vítimas de complicações ligadas ao período gestacional e puerperal, havendo certa quantidade significativa de mulheres que ficam com sequelas destas complicações (BRASIL, 2011). Assinale a alternativa correta sobre complicações obstétricas.

Carregando...
Q780820

Assinale a alternativa correta que apresenta a vacina que deve ser aplicada nos adolescentes, na faixa etária de 11 a 14 anos, em ambos os sexos, como um reforço ou dose única.

Carregando...
Q780832

A dengue é uma doença de notificação compulsória conforme Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. A classificação dos casos é retrospectiva e, para sua realização, devem ser reunidas todas as informações clínicas, laboratoriais e epidemiológicas do paciente. Assinale corretamente o caso suspeito de dengue.

Carregando...
Q780818

Analise o caso clínico a seguir:

RMNOS, 68 anos, portador de Diabetes melitus tipo 2 há 15 anos, em uso de insulinoterapia com Insulina Regular e NPH, possui diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica com uso de Captopril 25mg, duas vezes ao dia. Mora com sua esposa e um filho de 32 anos. Conhece seu tratamento e refere saber aplicar as insulinas. Nos últimos anos, vem apresentando parestesia progressiva em membros inferiores, redução da acuidade visual bilateral, edema em membros inferiores e ganho de peso. Deambula com auxílio devido a esse novo sintoma. Chegou à emergência com tremores, pele fria, adinâmico e algo desorientado. PA: 149x92 mmHg. Ao exame físico, o enfermeiro observou distensão de veia jugular e solicitou verificação de glicemia. O enfermeiro deve raciocinar rapidamente e traçar os diagnósticos de enfermagem seguidos de intervenções rápidas. São diagnósticos de enfermagem para o caso, exceto:

Carregando...
Q780824

A Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, instituiu a Rede Cegonha no âmbito do SUS, que consiste numa iniciativa do Governo Federal que propõe um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, organizando uma rede de atenção que garanta acesso com acolhimento e resolubilidade, com vistas à redução da mortalidade materna e neonatal.

Assinale a alternativa correta que contém as diretrizes da Rede Cegonha.

Carregando...
Q780829

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. Sobre essa Política assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q780836

É atribuição do enfermeiro assistencial no Centro Cirúrgico, exceto:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282