Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Texto para a questão

A estilista Jenna Miller, uma loira de 1,70 metro, desembarcou da linha F do metrô nova-iorquino faltando poucos minutos para as seis da tarde. Levava um tapetinho enrolado debaixo do braço e o celular na outra mão. “Tô atrasada para a terapia, depois te ligo", disse para sua mãe, que tentava falar com ela pela quinta vez. Miller entrou às pressas no edifício Cable, na avenida Broadway, espremeu-se no elevador quase lotado e expirou fundo: “Ufa, acho que vai dar tempo." (linhas 1 a 4)

Analisando-se o trecho acima, julgue as afirmativas a seguir:

I. Ocorre erro de concordância nominal em “1,70 metro", que deveria ser “1,70 metros".
II. Há falta do acento indicativo de crase em “para as seis da tarde", que deveria ser “para às seis da tarde", por se tratar de hora certa.
III. O segmento “na avenida Broadway" deve vir obrigatoriamente entre vírgulas pois não pode dispensar a vírgula que o antecede nem a que o sucede.

Assinale

Texto para a questão

Assinale a alternativa que apresente termo com função sintática idêntica à de “uma loira de 1,70 metro” (linha 1).

Texto para a questão

É aqui que eu trato da alma e da mente" (linha 8)

O termo grifado no trecho acima se classifica, no texto, como:

Texto para a questão.


A respeito do texto, analise as afirmativas a seguir: I. A imagem recorrente do branco da paz sofre uma releitura diante da natureza do Amazonas. II. Há uma identidade da bravura do povo com a força da natureza. III. Com a alvorada que vem das matas, dissipa-se o mistério. Assinale

A respeito do Direito à Educação e o Dever de Educar, assinale a alternativa correta.

O documento Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais declara que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater atitudes discriminatórias e ressalta como princípio fundamental dessa linha de ação que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos e zonas desfavorecidos ou marginalizados. Acerca das políticas de educação especial, fundamentos e princípios da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I. Em 1999, o Decreto 3.298, que regulamenta a Lei 7.853/89, ao dispor sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular.
II. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado.
III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Assinale

Segundo a perspectiva de Antoni Zabala (2010) sobre a função social do ensino, concepções sobre os processos de aprendizagem, instrumentos de análise e avaliação de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Existem diferentes formas de classificar as capacidades do ser humano. O sistema educativo deve levar em conta os tipos de capacidade que são diretamente relacionados aos objetivos da educação, como: conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios); procedimentais (procedimentos, técnicas e métodos); e atitudinais (valores, atitudes e normas).
II. Para Zabala, a melhora de qualquer das atuações humanas não passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas. Conhecer essas variáveis não influenciará no planejamento do processo educativo, para, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, um modelo de percepção da realidade da aula não está vinculado ao planejamento, à aplicação e à avaliação.
III. A avaliação é o processo-chave de todo o processo de ensinar e aprender; sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo. Nesse sentido, suas possibilidades e potencialidades se vinculam para a forma que as próprias situações didáticas adotam.
IV. A presença de opções claras sobre a função do ensino e da maneira de entender os processos de ensino/aprendizagem e que dão um sentido ou outro à avaliação soma-se à necessidade de objetivos com finalidades específicas que atuam como referencial concreto da atividade avaliadora, que a faça menos arbitrária e mais justa.

Assinale

A fisiologia e a anatomia dos órgãos dos animais vertebrados aparecem diretamente relacionadas à evolução e aos hábitos desses animais. De acordo com o tipo predominante de excreta nitrogenado que eliminam, esses animais podem ser classificados como amoniotélicos (amônia), ureotélicos (ureia) e uricotélicos (ácido úrico). De acordo com essa informação, associe as colunas a seguir quanto à classificação correta do tipo predominante de excreta nitrogenado dos grupos de animais mencionados.

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta dos números da coluna da direita, de cima para baixo.

O lançamento excessivo e continuado de gases poluentes, principalmente da queima de combustíveis fósseis, maximiza ainda mais os efeitos danosos do aquecimento global. A respeito dos diferentes poluentes rotineiramente lançados no ar listados abaixo, um deles será o único poluente não primário. Assinale-o.

Os bacteriófagos têm desempenhado um importante papel no desenvolvimento da genética bacteriana, sendo sistemas experimentais simples. (Elsa Anes, Brotéria Genética, 1999)

Os bacteriófagos são vírus que parasitam bactérias; são formados por uma cápsula de proteínas, e, no interior dessa cápsula, apresentam DNA como material genético.

Num determinado experimento hipotético, um bacteriófago foi produzido com DNA de um bacteriófago denominado A5 e cápsula de outro bacteriófago, denominado A8. É correto afirmar que os descendentes desse bacteriófago apresentarão, como características,

Do México ao Paraguai, as florestas tropicais em diversos estágios de regeneração cobrem uma área superior à da Argentina. Caso fossem mantidas por 40 anos livres de tratores e motosserras, sequestrariam da atmosfera 31 bilhões de toneladas de gás carbônico. (Ecólogo Daniel Piotto, retirado de www.oeco.org.br em 10/3/19)

Esse trecho retrata a importância que os eventos de sucessão ecológica representam para o planeta. A respeito desse processo, considere os itens a seguir:

I. biomassa;
II. biodiversidade;
III. tipos de relações ecológicas.

Ao longo do acontecimento de um processo de sucessão ecológica, pode ser observado que ocorre

Nenhum órgão essencial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade, nenhuma relação entre espécies – nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos que os possuem. (Wallace, 1867, adaptado.)

A respeito da citação do britânico Alfred Wallace, é correto afirmar que está relacionada com uma das alternativas a seguir. Assinale-a.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282