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Quem sabe Deus está ouvindo

Outro dia eu estava distraído, chupando um caju na varanda, e fiquei com a castanha na mão, sem saber onde

botar. Perto de mim havia um vaso de antúrio; pus a castanha ali, calcando-a um pouco para entrar na terra, sem

sequer me dar conta do que fazia.

Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava brotando. Alguma coisa verde saía da

terra, em forma de concha. Dois ou três dias depois acordei cedo, e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara

para o ar um caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha cresce e vai abrindo folhas

novas. Notei que a empregada regava com especial carinho a planta, e caçoei dela:

– Você vai criar um cajueiro aí?

Embaraçada, ela confessou: tinha de arrancar a mudinha, naturalmente; mas estava com pena.

– Mas é melhor arrancar logo, não é?

Fiquei em silêncio. Seria exagero dizer: silêncio criminoso – mas confesso que havia nele um certo remorso. Um

silêncio covarde. Não tenho terra onde plantar um cajueiro, e seria uma tolice permitir que ele crescesse ali mais alguns

centímetros, sem nenhum futuro. Eu fora o culpado, com meu gesto leviano de enterrar a castanha, mas isso a

empregada não sabe; ela pensa que tudo foi obra do acaso. Arrancar a plantinha com a minha mão – disso eu não seria

capaz; nem mesmo dar ordem para que ela o fizesse. Se ela o fizer darei de ombros e não pensarei mais no caso; mas

que o faça com sua mão, por sua iniciativa. Para a castanha e sua linda plantinha seremos dois deuses contrários, mas

igualmente ignaros: eu, o deus da Vida; ela, o da Morte.

Hoje pela manhã ela começou a me dizer qualquer coisa – "seu Rubem, o cajueirinho..." – mas o telefone tocou, fui

atender, e a frase não se completou. Agora mesmo ela voltou da feira; trouxe um pequeno vaso com terra e

transplantou para ele a mudinha.

Veio me mostrar:

– Eu comprei um vaso...

– Ahn...

Depois de um silêncio, eu disse:

– Cajueiro sente muito a mudança, morre à toa...

Ela olhou a plantinha e disse com convicção:

– Esse aqui não vai morrer, não senhor.

Eu devia lhe perguntar o que ela vai fazer com aquilo, daqui a uma, duas semanas. Ela espera, talvez, que eu o leve

para o quintal de algum amigo; ela mesma não tem onde plantá-lo. Senti que ela tivera medo de que eu a censurasse

pela compra do vaso, e ficara aliviada com a minha indiferença. Antes de me sentar para escrever, eu disse, sorrindo,

uma frase profética, dita apenas por dizer:

– Ainda vou chupar muito caju desse cajueiro.

Ela riu muito, depois ficou séria, levou o vaso para a varanda, e, ao passar por mim na sala, disse baixo com certa

gravidade:

– É capaz mesmo, seu Rubem; quem sabe Deus está ouvindo o que o senhor está dizendo...

Mas eu acho, sem falsa modéstia, que Deus deve andar muito ocupado com as bombas de hidrogênio e outros

assuntos maiores.

(BRAGA, Rubem, 1993-1990. 200 crônicas escolhidas – 31ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010.)

Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO pertence à mesma classe gramatical dos demais.

O governo da presidente Dilma Rousseff está propondo cobrar uma alíquota de 0,2% de pessoas físicas e empresas

por meio do retorno da CPMF para ajudar a

“O volume de críticas endereçadas à metodologia experimental e a compreensão de que psicólogos sociais deveriam

considerar mais direta e sistematicamente, em suas pesquisas, a influência de variáveis culturais, históricas e sociais no

comportamento humano, incentivaram a busca de métodos alternativos. (...) substitutivos válidos para a metodologia

experimental." (Krüger, 1989, p. 24.)

Considerando o fragmento a respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da psicologia social acerca da

pesquisa-ação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É compatível com o ideário de correntes políticas e sociais de cunho democrático e, até mesmo libertário, em

processo de difusão em sociedades contemporâneas.

( ) Trata-se de um método que tende a ser mais valorizado por pesquisadores mais dispostos a se engajar ativamente

em projetos de mudança do homem e da sociedade.

( ) Nesse método, pesquisador e pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e

transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois tal método visa a mudança efetiva.

( ) É uma pesquisa que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e

pesquisados se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos

objetos de análise e descritos empiricamente.

A sequência está correta em

O estudo de pequenos grupos é fundamental para a compreensão da relação indivíduo-sociedade. Conforme afirma Lane (1993, p. 90), “é o grupo a condição para que o homem supere a natureza biológica e também condição para que ele supere sua natureza ‘individualista’, se tornando um agente consciente na produção de história social. Nessa concepção de pequeno grupo, é possível identificar a família, mas sem destitui-la de seu caráter institucional, o que a faz historicamente uma variável de estudo em diferentes seguimentos acadêmicos”. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a respeito da família. I.O Estatuto da Família votado em 2015 define a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, entre homens ou entre mulheres, por meio de casamento ou de união estável, bem como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos. II.A família é um microssistema composto por um conjunto de pessoas que, ao longo da história da humanidade, passou por significativas transformações conforme as mudanças culturais e socioeconômicas, as quais culminaram na criação e reforma da regulamentação das condutas dos membros desse microssistema. III.Uma função anteriormente considerada exclusiva da família pode ser verificada, entretanto, em exercício por parte de agentes sociais, tais como pré-escola e meios de comunicação, na imposição de padrões de comportamento, veiculados como normais, sem que seja, portanto, identificada a presença de um agente, por sua vez, repressor. IV.Um núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade, concebido por família salienta o caráter ideologizante da própria instituição familiar promovida pelos pais enquanto agentes educadores que naturalizam e a universalizam nas suas relações. Estão corretas apenas as afirmativas

As práticas de intervenção psicossocial na comunidade “se inserem em um movimento de superação do modelo clínico tradicional e de produção de estratégias inovadoras” (Oliveira & Caldana, 2014, p. 184), todas pautadas em um paradigma psicossocial, o qual evidencia quatro parâmetros fundamentais que abrangem: a implicação subjetiva, a horizontalização das relações intrainstitucionais, a integralidade das ações territoriais e a superação da ética da adaptação. Sobre o parâmetro da superação da ética da adaptação, é correto afirmar que

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