Em “Vemos as pessoas com quem discutimos como um adversário" (6º§), nota-se uma adequação de regência verbal em relação à norma. Desse modo, assinale a alternativa em que, na reescritura, NÃO se registra tal adequação.
Observe o emprego da concordância verbal em “Por essa razão, a maioria das pessoas acha que pode viver perfeitamente bem sem a metáfora." (1º§). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de concordância justificado pela mesma razão do trecho em destaque.
A frase “Eles governam também a nossa atividade cotidiana até nos detalhes mais triviais.” (2º§) estaria pontuada INADEQUADAMENTE com a seguinte reescritura:
De acordo com a lógica proposicional, a negação da frase “O advogado não foi convincente e a petição foi cancelada”
Leia o relato a seguir:
Sobre a influência indígena e Negra na formação Cultural Mato-Grossense, assinale a alternativa incorreta:
Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente uma das características técnicas básicas da Intranet:
Considerando as disposições da Lei Complementar de Mato Grosso nº 04/1990 (Estatuto do Servidor Público Estadual), assinale a alternativa INCORRETA sobre a posse no cargo público.
O gênero textual poema estrutura-se a partir de certos procedimentos linguísticos cujos conhecimentos e domínios são necessários tanto para sua produção quanto para que estudos mais profundos possam ser realizados (Cereja & Magalhães, 2005). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) Métrica é a medida dos versos, o número de sílabas poéticas que eles apresentam.
( ) Rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final do verso ou em seu interior (rima interna). Dependendo da estrutura sonora, podem classificar-se como interpoladas, alternadas ou emparelhadas, segundo sua organização nos seguintes esquemas, respectivamente: ABAB, AABB e ABBA.
( ) Aliteração é a repetição constante de um mesmo fonema vocálico.
( ) Assonância é a repetição constante de um mesmo fonema consonantal.
( ) Paranomásia é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou no som.
( ) Paralelismo é a repetição de ideias e palavras que se correspondem quanto ao sentido.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
“Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa o que marcha na frente". Artística ou politicamente, vanguarda são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou uma prática inovadora." (Cereja & Magalhães, 2005: 391). A este respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) No Futurismo, Marinetti lançou um Manifesto cujas propostas eram revolucionárias. Algumas delas são: destruição da sintaxe; abolição dos adjetivos e advérbios; destruição do eu psicologizante.
( ) O Cubismo, embora tenha sido iniciado na pintura com Pablo Picasso, também ocorreu na literatura, e suas características foram a lógica, o humor, anti-intelectualismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal.
( ) Alguns dos fundamentos do Expressionismo são: a arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre; a razão é objeto de descrédito; a arte se desvincula do conceito de belo e feio e torna-se uma forma de contestação.
( ) O movimento dadá (Dadaísmo) pretendeu ser uma resposta à nítida decadência da civilização apresentada pelo confito da guerra. Disto proveio a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos dadaístas.
( ) No Surrealismo, duas foram as linhas de atuação: as experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho. Nelas, são frequentes o ilogismo, o sonho, a loucura, a hipnose, o humor negro, a livre expressão dos impulsos sexuais, entre outros.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Tomara que você ganhe o jogo' é uma frase declarativa.
( ) 'Mariana estudou, logo passou na prova' é uma oração coordenada explicativa.
( ) 'Tenho apenas um desejo: seja feliz!' é uma oração subordinada substantiva apositiva.
( ) 'Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.' é uma oração subordinada adverbial concessiva.
( ) 'Estou convicta de que ele era inocente.' é uma oração subordinada objetiva direta.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:
I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.
II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.
III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.
IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.
V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:
I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.
II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.
III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.
IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.
V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:
I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.
II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.
III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.
IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.
V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.
Estão corretas as afirmativas:
No contexto do ensino médio, o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa deve levar o discente à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, o que deverá propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Contudo, é correto afirmar que isso implica:
I. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação dos textos.
II. No desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.
III. Na ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos.
IV. No desenvolvimento exclusivo da capacidade de reflexão sistemática sobre a linguagem.
V. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação da linguagem.
Estão corretas as afirmativas:
Ao longo do texto, percebe-se um posicionamento dos autores acerca do conceito de metáfora. Para eles, trata-se de algo que: