Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 68 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em “Vemos as pessoas com quem discutimos como um adversário" (6º§), nota-se uma adequação de regência verbal em relação à norma. Desse modo, assinale a alternativa em que, na reescritura, NÃO se registra tal adequação.

A frase “Eles governam também a nossa atividade cotidiana até nos detalhes mais triviais.” (2º§) estaria pontuada INADEQUADAMENTE com a seguinte reescritura:

De acordo com a lógica proposicional, a negação da frase “O advogado não foi convincente e a petição foi cancelada”

Leia o relato a seguir:

Sobre a influência indígena e Negra na formação Cultural Mato-Grossense, assinale a alternativa incorreta:

Considerando as disposições da Lei Complementar de Mato Grosso nº 04/1990 (Estatuto do Servidor Público Estadual), assinale a alternativa INCORRETA sobre a posse no cargo público.

Em muitas ocasiões nos dirigimos a um sujeito singular e usamos o verbo na 1° pessoa do plural com a intenção de ser um participante ativo, de se colocar no lugar do interlocutor, ironizar ou diminuir a responsabilidade, envolvendo uma pluralidade fictícia. Existe também uma outra modalidade na qual um autor ou orador (de qualquer profissão) refere-se a si mesmo na 1° pessoa do plural . Exemplos dessas modalidades em espanhol seriam:

- Así que, ¿Vestimos negro para la festa esta noche?

-Desarrollamos un extenso programa social durante nuestro gobierno.

Assim, consecutivamente poderíamos dizer que as modalidades demonstradas são:

Conhecendo os princípios atuais da “Enseñanza Comunicativa de Lenguas Extranjeiras" (ECLE), analise as afirmativas que a caracterizam:

I. No se usan diálogos en la ECLE

II. Se aprende una LE comunicándose

III. Las actividades deben ser significativas y simular una comunicación real

IV. Los errores no son importantes cuando hablamos una LE

V. La gramática deja de ser importante en la enseñanza de LE

Estão corretas as afirmativas:

En los niveles de corrección de textos describimos uno: se debe prestar especial atención a la correcta construcción de las oraciones de un texto a las correlaciones verbales, a la estructura de la frase, a la concordancia, al régimen preposicional etc. A este nivel lo nombramos:

“La ambigüedad léxica se da cuando una voz es susceptible de ser interpretada en dos o más sentidos”; marca el ejemplo correcto de la ambigüedad léxica.

En el estudio de lenguas se menciona el peligro que existe en los falsos amigos léxicos, pero caemos con más frecuencia en los errores preposicionales. Contrastando el uso de las preposiciones podemos observar que está incorrecto:

I. Alegra-se com uma notícia = Alegrarse de una noticia

II. Estamos em 29 de maio = Estamos en 29 de maio

III. Ela se apaixonou pelo cunhado = Se enamoró por su cuñado

IV. Ele sonhava em ir para Espanha = Soñaba en ir a España

V. Nunca viajei de avião = Nunca viajé en avión

Para ser um participante atuante em um mundo moderno e repleto de informações é necessário se comunicar e ser capaz de uma comunicação não somente na língua materna, mas também em uma ou mais línguas estrangeiras. O ensino de língua estrangeira se faz indispensável não somente como instrumento de informação para o indivíduo, mas instrumento opositor de barreiras e porque não dizer instrumento necessário para romper fronteiras; indispensável também é estabelecer critérios para definir que línguas estrangeiras devem ser incluídas no currículo, sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Há de considerar o valor educacional e cultural das línguas, derivado de objetivos tradicionais e intelectuais para a aprendizagem de língua estrangeiras que conduzam a uma justificativa para o ensino de qualquer língua.

II. Há de considerar as desigualdades de aprendizagem de línguas em comparação aos países com maior poder econômico e fatores de competição direta entre os indivíduos.

III. Há de considerar as necessidades linguísticas da sociedade e suas prioridades econômicas quanto às opções de língua de significado econômico e geopolítico em um determinado momento histórico.

IV. Há de considerar inclusive o posicionamento geográfico e as necessidades linguísticas que se apresentam ponderando uma conquista intelectual, não somente individual , mas também nacional.

V. Há de considerar estratégias de valor educacional e cultural com objetivos comunicativos que prevalecem acima de outros objetivos.

Estão corretas as afirmativas:

O adjetivo é a palavra que age como modificador do substantivo, qualificando-o, por acompanhar o substantivo sofre variações de gênero, numero e grau, pode ser classificado em primitivos ou derivados, simples ou compostos, pátrios ou gentilícios e ainda temos a supressão da letra ou da silaba final em alguns adjetivos, chamando de Apócope. Deste último caso podemos citar como regra:

Assinale a alternativa correta

Ao longo do texto, percebe-se um posicionamento dos autores acerca do conceito de metáfora. Para eles, trata-se de algo que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282